O Violão de Sete Cordas na Música Nativista: um ensaio etnográfico

Autores

  • Fernando Borges Barcellos Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Mário de Souza Maia Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Palavras-chave:

Etnomusicologia, nativismo, violão de sete cordas.

Resumo

Esta pesquisa busca, pelo método etnográfico, analisar os processos de apropriação e uso do violão de sete cordas em um contexto musical específico – a música nativista. A incorporação de um novo instrumento ao instrumental tradicionalmente utilizado pelos artistas denominados nativistas, passa por processos de ressemantização sonora, ao carregar junto procedimentos técnico musicais advindos de outros contextos. Com a revisão bibliográfica, pretende-se expor um fio condutor apresentando o percurso percorrido pelo instrumento, da vinda da Rússia, provável local de origem, a sua chegada ao Brasil pelas mãos de ciganos russos, estabelecidos no Rio de Janeiro, no século XIX; da apropriação de músicos cariocas executantes do choro, como Dino 7 Cordas, nas primeiras décadas do século XX, a Yamandu Costa, o qual teve fundamental papel na disseminação do instrumento na música nativista. Com trabalho etnográfico pretende-se demonstrar, primeiro, como acontece a construção de um violão de sete cordas, através da observação dos métodos e técnicas utilizadas pelo luthier Eduardo Cordeiro, na cidade de Pelotas; complementando, em segundo lugar, pretende-se analisar o processo de apropriação do instrumento e a ressemantização operada por músicos executantes do sete cordas. Como universo etnográfico, a pesquisa tem como colaborador principal o violonista Egbert Parada, juntamente com os músicos integrantes do grupo que acompanha Luiz Marenco, além de outros músicos participantes dos festivais nativistas. Desta maneira, a pesquisa pretende mostrar a expansão do violão de sete cordas na música regional gaúcha, interligando sua contribuição às formas composicionais e interpretativas, analisando a implicância dessas novas concepções na música nativista.

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Publicado

2012-10-04

Como Citar

Barcellos, F. B., & Maia, M. de S. (2012). O Violão de Sete Cordas na Música Nativista: um ensaio etnográfico. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 473–479. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/121

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Arte e Performance

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