O PROVISÓRIO, O IMPREVISÍVEL E O REMOTO NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA EM ARTE DURANTE A PANDEMIA

Carmen Lúcia Capra, Ariberto de Farias Bauermann Filho, Iury de Mello Araujo

Resumo


O texto tem como pano de fundo a interação entre integrantes do Grupo Flume (Uergs-CNPq) durante 2020. Inicia analisando alguns efeitos da biopolítica sobre o exercício de pesquisa e docência em arte no imperativo do trabalho remoto. Além disso, observa as estratégias e motivações para produzir conhecimento durante o distanciamento social e o alastramento do vírus da Covid-19. Pretende dar a conhecer como as intercorrências do ano pandêmico atuaram nos modos de ensinar, estudar e pesquisar na escola, na universidade e no grupo de pesquisa, compartilhando estratégias provisórias, mas que podem ressoar significativamente na escola e na universidade pós-pandemia.

 



Palavras-chave


Docência em arte; Interação remota; Pesquisa.

Texto completo:

Ler Texto

Referências


BERARDI, Franco. Asfixia. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

DANTAS, Marcos. A privatização da educação através das plataformas de ensino remoto. Entrevista a João Vitor Santos, Instituto Humanitas Unisinos On-Line, 5 out. 2020. Disponível em . Acesso em 30 jan. 2020.

GOOGLE. Ajudando os educadores do ensino fundamental e médio a causar ainda mais impacto (recurso eletrônico). Google: 2021. Disponível em: . Acesso em 27 jan. 2021.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

______. O coronavírus de hoje e o mundo de amanhã, segundo o filósofo Byung-Chul Han. El Pais, 22 mar. 2020. Dísponível em: < https://brasil.elpais.com/ideas/2020-03-22/o-coronavirus-de-hoje-e-o-mundo-de-amanha-segundo-o-filosofo-byung-chul-han.html>. Acesso em 05 jan. 2021.

______.Psicopolítica – o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de Maurício Liesen. Belo Horizonte: Editora Âyiné. 2018.

JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2012.

MENEZES, Fernando Chui de. Erro e errância na educação em Arte. 2014. 157p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo.

TIBURI, Marcia. Diálogos/Educação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2014.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lílian do Vale. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Zygmunt Bauman: As redes sociais são uma armadilha. Entrevista a Ricardo de Querol, El Pais, 8 jan. 2016. Disponível em: . Acesso em 31 jan. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.19179%2F2319-0868%2F889

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

 

Barriguda é indexada no Diadorim - A Barriguda

 

       

Qualis A2 em Arte

Publicação trimestral podendo ter edições temáticas durante o ano.