MANIFESTAÇÕES DO GROTESCO EM MARK MORRISROE, ROBERT MAPPLETHORPE E RUDOLF SCHWARZKOGLER

Autores

  • Claudimar Pereira Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Araraquara.

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.867

Palavras-chave:

Grotesco, fotografia, corpos.

Resumo

RESUMO: Este artigo objetiva a análise das manifestações do grotesco nas obras de três artistas fundamentais do século XX: os norte-americanos Mark Morrisroe (1959-1989) e Robert Mapplethorpe (1946-1989), e o austríaco Rudolf Schwarzkogler (1940-1969). A partir dos pressupostos teóricos sobre o grotesco de Wolfgang Kayser (1986), Mikhail Bakhtin (1998) e Santos (2009), além de comentadores das obras dos artistas em questão, pretende-se analisar o modo como esta categoria estética manifesta-se em um pequeno corpus de obras selecionadas dos três fotógrafos, artistas marginais que propuseram novas formas de compreensão estética da imagem e da arte, mediante à representação da doença, do abjeto e do escatológico.

Biografia do Autor

Claudimar Pereira Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Araraquara.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Araraquara. Atualmente desenvolve pesquisa sobre as representações das masculinidades na obra de William Faulkner. Obteve o título de mestre pela mesma instituição, onde defendeu dissertação sobre a narrativa poética e a fragmentação em William Faulkner, com apoio financeiro do CNPq (Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento). Licenciado e bacharel em Letras nas áreas de Português-Inglês pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Durante a graduação, desenvolveu pesquisa sobre a questão do narrador na obra de William Faulkner, no módulo IC (iniciação científica), com o fomento científico da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Possui artigos publicados em periódicos da área de Estudos Literários, e tem como áreas de interesse o romance modernista e pós-moderno, as relações intersemióticas, a história da arte, o cinema avant-garde e experimental, a iconografia homoerótica, a literatura estadunidense e os estudos de gênero, mais especificamente no que tange às representações das masculinidades no texto literário.

Referências

REFERÊNCIAS

ALVES, R. H. A. Considerações sobre arte, morte e fotografia em tempos de Aids. Trabalhos completos. 25. Encontro da ANPAP. Porto Alegre, RS, 2016. p. 3150-3164.

ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. Trad. Alexander Krug e Valter Lellis Siqueira. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo - Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1987.

BATAILLE, G. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BRINTNALL, K. L. Ecce homo: the male-body-in-pain as redemptive figure. Chicago, IL: University of Chicago Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226074719.001.0001

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DRISCOLL, M. P. The desiring photograph: Mark Morrisroe’s bodily self-portraits. Masters dissertation. University of California, Los Angeles, 56 f. 2013.

KAYSER, W. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1986.

MOTTA, V. Encantamento. In: ______. Bundo e outros poemas. Campinas, SP: Editora Unicamp, 1996.

PECORELLI, B. Poéticas do sacrifício 1960-1978: excesso e martírio na arte da performance à luz dos escritos de Bataille e do Acionismo de Viena. Tese de Doutorado. Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 392 f. 2019.

SÁEZ, J; CARRASCOSA, S. Pelo cu: políticas anais. Trad. Rafael Leopoldo. Belo Horizonte, MG: Letramento, 2016.

SANTOS, F. R. da S. Lírica dissonante: o grotesco na lírica romântica brasileira – considerações sobre aspectos do grotesco na poesia de Bernardo Guimarães e Cruz e Souza. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara, 439 f. 2009. DOI: https://doi.org/10.7476/9788579830266

SILVA, P. C. da; SILVA, M. C. C. A fotografia de Robert Mapplethorpe na perspectiva teórica de Vilém Flusser em Filosofia da Caixa Preta. Revista Eco Pós. Rio de Janeiro, Vol. 19, n. 3, p. 266-291, 2016.

SONTAG, S. Aids and its metaphors. New York, NY: Farrar, Straus & Giroux, 1989.

Downloads

Publicado

30.06.2021

Como Citar

Silva, C. P. (2021). MANIFESTAÇÕES DO GROTESCO EM MARK MORRISROE, ROBERT MAPPLETHORPE E RUDOLF SCHWARZKOGLER. Revista Da FUNDARTE, 45(45), 1–26. https://doi.org/10.19179/2319-0868.867

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.