A PREÇO DE FÁBRICA: PROPOSIÇÃO DA DANÇA CONTEMPOP NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Djenifer Geske Nascimento Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Daniel Silva Aires Universidade Federal de Santa Maria/Professor Substituto no Curso de Dança Licenciatura.
  • Mônica Corrêa de Borba Barboza Universidade Federal de Santa Maria/ Professora Assistente

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.650

Palavras-chave:

Dança, Dança Contempop, Dança na Escola

Resumo

A Dança Contempop elaborada por Berté (2015) surge da junção dos termos Dança Contemporânea e Cultura Pop e propõe a criação em Dança tendo como mote imagens popularizadas no cenário cultural contemporâneo. A partir desta proposição, este estudo analisa os procedimentos de criação da Dança Contempop no contexto escolar em uma experiência de práticas artísticas com duas alunas do Ensino Médio na cidade de Santa Maria – RS. Este estudo qualitativo percorre por discussões da Dança na Escola e busca inspiração na coreógrafa alemã Pina Bausch como ferramenta de autonomia e aproximação do contexto dos alunos nos processos de criação coreográfica.

Biografia do Autor

Djenifer Geske Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Dança Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Daniel Silva Aires, Universidade Federal de Santa Maria/Professor Substituto no Curso de Dança Licenciatura.

Professor Substituto no curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Centro de Educação Física, Departamento de Desportos Individuais.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Dança (UFRGS) e Bacharel em Artes Visuais (UFSM).

Mônica Corrêa de Borba Barboza, Universidade Federal de Santa Maria/ Professora Assistente

Pedagoga e Licenciada em Dança. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Educação.

Docente no Centro de Educação Física, no Departamento de Desportos Individuais.

Referências

BOGDAN, R.C. BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto editora, 1994.

BERTÉ, O. Dança Contempop: corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se. Santa Maria: Editora UFSM, 2015.

CYPRIANO, F. Pina Bausch. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

DAMÁSIO, A. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento em si. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DANTAS, M. A pesquisa em dança não deve afastar o pesquisador da experiência da dança: reflexões sobre escolhas metodológicas no âmbito da pesquisa em dança. Revista da FUNDARTE. n.13/14, janeiro/dezembro, 2007, p. 13-18.

DIAS, B; IRWIN, R. L. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.

FLORES, B. Registro em diário de processo criativo. Produzido em 10 de outubro de 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

________. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

KATZ, H. O corpo como mídia de seu tempo: a pergunta que o corpo faz. In: Rumos Itaú Cultural Dança. São Paulo: Itaú Cultural, 2004. CD-ROM.

MARQUES, I. BRAZIL, F. Arte em Questões. São Paulo: Digitexto, 2012.

MARQUES, I. Linguagem da Dança: Arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

OSTERWOLD, T. Pop Art. Hong Kong, China: Taschen, 2011.

ROCHA, T. Por uma docência com dança contemporânea. In: GOLÇALVES, T.; BRIONES, H.; PARRA, D.; VIEIRA, C. (Org.). Docência-artista do artista-docente: Seminário Dança teatro Educação. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012, p. 32-49.

SILVA, L.E. Autonomia como princípio educativo. n. 101. Revista espaço acadêmico, 2009.

TOMAZZONI, A. A escola e o aluno da Dança: desafios da contemporaneidade. IN: ICLE, G. (Org.). Pedagogia da Arte. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

TOURINHO, I. Imagens, pesquisa e educação: questões éticas, estéticas e metodológicas. In: MARTINS, R; TOURINHO, I. (Org). Cultura das imagens: desafios para a Arte e para a educação. Santa Maria: Editora UFSM, 2012. p.231-252.

TOURINHO, I; MARTINS, R. Reflexividade e pesquisa empírica nos infiltráveis caminhos da cultura visual. In: MARTINS, R; TOURINHO, I. (Org). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.p. 61-76. DOI: https://doi.org/10.32379/9786557160176

VIEIRA, T. Registro em diário de processo criativo. Produzido em 10 de outubro de 2018.

Downloads

Publicado

30.03.2019

Como Citar

Nascimento, D. G., Aires, D. S., & Barboza, M. C. de B. (2019). A PREÇO DE FÁBRICA: PROPOSIÇÃO DA DANÇA CONTEMPOP NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 222–241. https://doi.org/10.19179/2319-0868.650

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.