MARMITA – RELATO E REFLEXÕES SOBRE PROCESSO COMPOSICIONAL COLABORATIVO ENVOLVENDO IMPROVISAÇÃO MUSICAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1466

Palavras-chave:

Composição Colaborativa, Improvisação Musical, Pesquisa Artística

Resumo

O presente artigo é um relato sobre a composição colaborativa Marmita (2019), composta por mim em colaboração com o colega e compositor DM. Mais especificamente, o relato trata sobre a composição do primeiro movimento de Marmita, que envolve improvisação dentro do processo de colaboração. Marmita integra um grupo de três peças musicais que constam na minha pesquisa de doutoramento, em curso. Com auxílio de registros de áudio, anotações e diário de bordo, apresento um histórico do primeiro dia do processo de composição colaborativa; bem como abordo aspectos que delinearam as decisões composicionais do grupo, envolvendo negociação permanente entre os participantes, compositores/intérpretes da peça. Por fim, concluo com uma reflexão acerca da distribuição da criatividade, e da intenção do compromisso conjunto na improvisação coletiva, envolvendo o conceito de sujeito plural (GILBERT, 1990), que pode vir a ser incorporado às análises, avançando nos estudos a respeito das dinâmicas coletivas de criação musical.

Biografia do Autor

Rafael Salib Deffaci, UDESC

Rafael Salib Deffaci é músico/compositor/professor. Doutorando em Música pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC - ênfase em Composição - Processos Criativos. É Mestre desde 2015, também pela UDESC, com a dissertação Blues do Delta do Jacuí - Um Estudo Etnográfico Sobre a Cena Musical Blues na Cidade de Porto Alegre. É licenciado em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, desde 2007, com o tcc O A E O Z - Os Mutantes Além da Tropicália. Dedica sua carreira na pesquisa do blues - e musicalidades comunicantes - no âmbito dos estudos da música popular, bem como a improvisação como ferramenta de composição. Em 2010, estudou na Old Town School of Folk Music, em Chicago/EUA, onde também teve oportunidade de tocar em casas de blues com bandas locais de Chicago. Desde 2011 atua como músico/compositor/instrumentista do grupo Uranius Blues, desenvolvendo material autoral e acompanhando músicos como o pianista Sumito Aryio Aryioshi (JAP), em 2013 e 2014; o cantor Lorenzo Thompson (EUA) em 2013, e o guitarrista John Primer (EUA), em 2014. Também mantém o grupo de música experimental Manufaturados, com o músico/compositor Daniel Mendes, desde 2014. Entre 2011 e 2017 ministrou os componentes curriculares Guitarra, Violão, Percepção IV, Áudio e Tecnologias, Produção Musical no curso Técnico em Música/Instrumento Musical, na Escola Sinodal de Educação Profissional - ESEP/RS; e Práticas Interpretativas - Guitarra I a VII, Estágio Supervisionado VI e VII no curso Licenciatura em Música, na Faculdades EST/RS.

Referências

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Publicado

19.06.2024

Como Citar

Salib Deffaci, R. (2024). MARMITA – RELATO E REFLEXÕES SOBRE PROCESSO COMPOSICIONAL COLABORATIVO ENVOLVENDO IMPROVISAÇÃO MUSICAL. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1466. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1466

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