EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA FUNDARTE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1660Palavras-chave:
Epistemologia Complexa da Educação Musical, Carta Narrativa-Acadêmica, FundarteResumo
O artigo apresenta um recorte da Tese de Doutorado em Educação desenvolvida junto à Linha de Pesquisa Linguagem, Experiência Intercultural e Educação e ao Grupo de Pesquisa “Estudos Poéticos: Educação e Linguagem” (UNISC/CNPq), com o objetivo de interrogar a Epistemologia da Educação Musical na Fundação Municipal de Artes de Montenegro – Fundarte. É conduzida pelo questionamento: como se constitui a Epistemologia da Educação Musical na Fundarte? O seu desenvolvimento se justificou diante das possibilidades de (retro)interações entre a Educação e a Educação Musical, as quais puderam corroborar a compreensão sobre o conhecimento por meio da Educação em arte, por parte de todos que se permitiram (com)viver no contexto do Curso Básico da Fundarte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) – entre os anos de 1973 e 2023. A fundamentação teórico-reflexiva é proposta a partir dos campos da Complexidade do Conhecimento, da Educação e da Educação Musical. Os procedimentos adotados para a sua realização foram conduzidos por meio da Metodologia Complexa, configurada pelo Método teórico-reflexivo-complexo, que incluiu os processos de leitura, interpretação, interação e (re)organização dos conhecimentos transformados em linguagem-escrita, os quais resultaram nas Cartas Narrativas-Acadêmicas que compuseram o estudo. Assim, compreende-se que a Epistemologia da Educação Musical está para a sua provisoriedade no tempo – à mercê das informações que a circunscrevem neste estudo – na conexão com as Artes Visuais, com a Dança e com o Teatro, em um contexto de (com)vivência que proporciona o transitar entre as artes em um único espaço, em um único tempo de existência.
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