v. 65 n. 65 (2025): Caminhos do conhecimento - processos artísticos e pedagógicos em convergência

					Visualizar v. 65 n. 65 (2025): Caminhos do conhecimento -  processos artísticos e pedagógicos em convergência
Publicado: 09.09.2025

Expediente

  • EXPEDIENTE

    Marco Tulio Schmitt Coutinho
    e1795
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1795

Editorial

  • EDITORIAL

    Cristina Rolim Wolffenbüttel
    e1791
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1791

Arte da Capa

  • Portfólio do Artista

    Rodrigo Zovico
    e1794
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1794

Artigos

  • ENTRE A ARTE E A EDUCAÇÃO REFLEXÕES SOBRE O ARTISTA DOCENTE NA DANÇA

    Oneide Alessandro Silva dos Santos
    e1614
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1614
  • APRENDENDO COM AS LENDAS AMAZÔNICAS PEDAGOGIAS DO BOI-BUMBÁ CAPRICHOSO DE PARINTINS - AM

    Adan Renê Pereira da Silva, Everton Vinicius Freitas Morais
    e1645
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1645
  • O CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE ARTE

    Walter Rodrigues Marques
    e1526
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1526
  • ARTES, INFÂNCIAS E DEVANEIOS DA MEMÓRIA FORMAÇÃO DOCENTE E MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Betania Libanio Dantas de Araujo, Daniela Finco
    e1639
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1639
  • EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA FUNDARTE

    Bruno Felix da Costa Almeida
    e1660
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1660
  • PRODUÇÃO DE SENTIDOS A DILUIÇÃO DA HUMANIDADE E POLÍTICAS INCORPORADAS

    Alice Maria Corrêa Medina
    e1567
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1567
  • ABORDAGEM TRIANGULAR CULTURA EM DIÁSPORA NOS PROJETOS EDUCACIONAIS

    Imara Queiroz Bispo
    e1649
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1649
  • ADULTÉRIO COMO O FRUTO PROIBIDO EMMA BOVARY E ELIETE

    Gabriela Cristina Borborema Bozzo
    e1560
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1560
  • A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL AO PRESENCIAL

    Ligiane de Lourdes da Silva, Jorge Luiz de Mendonça Ortellado Alderete, Vanessa Eidelvein Pickler, Marco Antonio Batista Carvalho
    e1601
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1601
  • INTERFERÊNCIAS DO PROJETO NOVO ENSINO MÉDIO NA DOCÊNCIA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE

    Mírian Soares Rocha, José Albio Moreira de Sales
    e1644
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1644
  • ENTRE CANTOS, RITMOS E SONS VIVÊNCIAS MUSICAIS DE CANTIGAS AFRICANAS VIVÊNCIAS MUSICAIS DE CANTIGAS AFRICANAS

    Lúcia Jacinta da Silva Backes, Cristina Rolim Wolffenbüttel
    e1721
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1721
  • O AUDIOVISUAL COMO CAMPO DE DEBATE EDUCACIONAL E POLÍTICO CORPOS FEMININOS NEGROS NA MÍDIA

    Cristiane Wosniak, Patrícia Ressureição
    e1569
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1569
  • A ARTE MODERNA SOB A LENTE EXISTENCIALISTA REFLEXÕES DE PAUL TILLICH SOBRE A INTERCONEXÃO ENTRE RELIGIÃO E EXPRESSÃO ARTÍSTICA

    André Magalhães Coelho
    e1637
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1637
  • DESENHAR, INTERAGIR, COMPREENDER O DIAGRAMA COMO PERFORMANCE: INSCRIÇÃO, MÉTODO E RACIONALIDADE

    Thiago Costa, Ariadne Marinho
    e1565
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1565

Relato de Experiência

  • REPERTÓRIOS, PLAYLISTS E MEMÓRIAS/FORMAÇÃO DE UMA EDUCADORA MUSICAL

    Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres
    e1591
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1591
  • ABORDAGENS REFLEXIVAS SOBRE A ATUAÇÃO DO CORPO MODELO FIGURA HUMANA

    Carolina Corrêa Rochefort, Miriam Brockmann Guimarães
    e1634
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1634

Ensaios

  • MARCO LUCCHESI PEDRA RISCADA OU DAS PROVÁVEIS INSUFICIÊNCIAS ENSAÍSTICAS

    Ana Maria Haddad Baptista
    e1653
    DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v65i65.1653