EDUCAÇÃO TEATRAL E O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
UMA PROPOSTA PARA CRIANÇAS COM AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1211Palavras-chave:
Teatro, Autismo, Comunicação AlternativaResumo
A linguagem teatral constitui um campo artístico de diferentes códigos e técnicas. O ensino de teatro é um grande desafio e quando se fala de Teatro de Animação, e no contexto da inclusão, percebe-se que há uma lacuna no conhecimento. Este trabalho tem como objetivo compreender como o teatro e os jogos teatrais podem contribuir para o desenvolvimento da comunicação da pessoa com autismo. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa-ação no contexto da arte-educação. Foi realizada de fevereiro de 2019 a outubro de 2020, semanalmente, integrando um total de 47 encontros, com dois meninos com autismo. Para a efetivação da pesquisa, os instrumentos foram a observação participante e a intervenção com jogos teatrais. Como resultados destacam-se: os bonecos, fantoches, dedoches, sombras e/ou objetos podem oportunizar a crianças com autismo novas formas de lidar com o mundo e a matéria concreta; é necessária a adaptação de abordagens, estratégias e métodos, para que o professor de teatro trabalhe com o aluno com deficiência; a Comunicação Alternativa Ampliada foi fundamental para o processo de interação e aprendizagem dos alunos com autismo; a construção de um protagonismo artístico das crianças com autismo; os corpos dessas crianças se revelaram como um dos veículos de comunicação e identidades. Conclui-se que é possível vincular o ensino de Teatro de Animação com a Comunicação Alternativa e Ampliada para o trabalho com crianças com autismo, promovendo a inclusão no universo da arte.
Referências
CANSI, Lislaine Sirsi. Sobre a proposição de uma prática pedagógica do sujeito nomeado como artista-professor. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 45, n. 45, p. 1-14, 2021. DOI: 10.19179/2319-0868/777.
DUMAS, Alexandra Gouvêa et al. Educação e Artes Cênicas: interfaces contemporâneas. Rio de Janeiro: Wak Editira, 2013.
FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. A formação do Professor-Artista: uma reflexão sobre Arte-Educação. In: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE, 2005, Mariana. Anais... Ouro Preto: UFOP, 2005.
FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ, v. 1/1, p. 1-17, jan./jun. 2014.
LUFT, Evandro Hahn; BERSELLI, Marcia. O ator-criador no teatro pós-dramático: Abordagens sobre a atuação contemporânea. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 49, n. 49, 2022. DOI: 10.19179/rdf.v49i49.842. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/842. Acesso em: 10 fev. 2023.
MEDINA, Alice Maria Corrêa. Sobre histórias corporais: Do corpo narrado ao corpo realizado, mas de que corpo se está falando? Revista da Fundarte, Montenegro, v. 52, n. 52, 2022. DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1166.
OLIVEIRA, Felipe Henrique Monteiro. Corpos diferenciados na cena: do Freak Show ao Teatro Contemporâneo. Revista Cena em Movimento, n. 3, 2013.
PASSERINO, Liliana Maria; BEZ, Maria Rosangela. Comunicação alternativa: mediação para uma inclusão a partir do SCALA [recurso eletrônico]. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.
REIS, Anna Cecília de Alencar; SANTOS, Emerson Izidoro dos; PIASSI, Luis Paulo de Carvalho. Teatro de bonecos: proposta lúdico-investigativa na articulação de temáticas sociocientíficas na escola. Móin-Móin – Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, v. 1, n. 20, p. 104-122, 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/2595034701202019104.
SANTOS, Régia Vidal; MACEDO, Eunice; MAFRA, Jason Ferreira. Autismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humana. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, p. 466-485, 2022. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5108.
SILVA, Claudio Nei Nascimento da; GOMES, Karla Viviane Veloso. A relação surdo-ouvinte e seu impacto na inclusão de estudantes surdos: um estudo a partir da percepção dos intérpretes de libras. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 14, n. 3, p. 60-81, jul./set. 2018.
SOEIRO, José – “O Teatro não chega? Uma reflexão sobre arte, inclusão e transformação política”. In: PINTO, Luísa; PALINHOS, Jorge; CABRAL, Ivam (ed.). Arte inclusiva? Quem inclui quem? Porto: CEAA/ESAP-CESAP, 2021, p. 81-93.
SOUZA, Thalita Emanuelle de. Reflexões sobre a escola: Relatos de uma professora de arte. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 50, n. 50, 2022. DOI: 10.19179/rdf.v50i50.1104. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1104. Acesso em: 10 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Wendel Silva SANTOS, Erica Daiane Ferreira CAMARGO, Rosana Carla do Nascimento GIVIGI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.