RUDOLF LABAN, UM CONVITE À DANÇA: PROBLEMATIZANDO SEUS ESTUDOS NA DANÇA DE SALÃO

Autores/as

  • Bruno Blois Nunes Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS)

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.920

Palabras clave:

Laban, Estudos do Movimento, Dança de Salão

Resumen

O objetivo desse ensaio é refletir sobre aspectos do ensino da dança de salão à luz da teoria labaniana. Como proposta para esse trabalho, foi realizada uma breve biografia de Rudolf Laban, um panorama sobre a dança ao longo da história, os estudos desenvolvidos por Laban ao longo de sua vida e a problematização do ensino da dança de salão com o auxílio do pensamento do autor. Ao final desse ensaio, foi possível observar a relevância da teoria labaniana não apenas na dança, mas também na dança de salão que se beneficia de seus estudos para ressignificar suas práticas de ensino.

Biografía del autor/a

Bruno Blois Nunes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS)

Doutor em Educação (UFPel/RS)

Mestre em História (UFPel/RS)

Especialista em Linguaguens Verbo-Visuais e suas Tecnologias (IFSul-Pelotas/RS)

Graduado em Educação Física (UFPel/RS) e Graduando em Dança (UFPel/RS)

Citas

ANDERSON, Jack. Art without boundaries: the world of modern dance. Iowa (US): University of Iowa, 1997.

AQUINO, Dulce. Dança e Universidade: desafio à vista. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (Org.). Lições de dança 3. Rio de Janeiro: Lidador, 2001.

ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore Nacional II: danças, recreação e música. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BORGES, Alan; SARDIÑAS, Alicia. Historia del baile y la Rueda de Casino-Salsa. Habana: Ediciones Cubanas, 2012.

COHEN, Lynn Renee. Introduction to Labanalysis: effort/shape. In: Dance Research Annual, 9, 1978, New York, Anais. New York: CORD, 1978. p. 53-58.

CORRÊA, Josiane Gisela Franken; NASCIMENTO, Flávia Marchi. Ensino de dança no Rio Grande do Sul: um breve panorama. Conceição, Campinas, v.2, n.2, p. 53-68, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgac/article/view/154/162. Acesso em: 30 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/conce.v2i2.8647702

DAVIES, Eden. Beyond dance: Laban’s legacy of movement analysis. New York: Routledge, 2006.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2006.

FERREIRA, Valéria M. R.; ARCO-VERDE, Yvelise F. S. Chrónos & Kairós: o tempo nos tempos da escola. Educar, Curitiba, n.17, p.63-78, 2001. doi: 10.1590/0104-4060.220. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.220

FERREIRA, Debora Pazetto; SAMWAYS, Samuel. Para além de damas e cavalheiros: uma abordagem queer das normas de gênero na dança de salão. Revista Educação, Artes e Inclusão, v.14, n.3, jul./set. 2018. doi: 10.5965/1984317814032018157

FRANKEN, Josiane Gisela. Reflexões e reflexos do Sistema Laban/Bartenieff na prática docente em dança. Cena em Movimento, Porto Alegre, n.3, p. 01-07, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/cenamov/article/view/36205/26340. Acesso em: 02 jan. 2021.

KASSING, Gayle. History of Dance: an interactive arts approach. Champaign (US): Human Kinetics, 2007.

LABAN, Rudolf. Choreutics. Alton (UK): Dance Books, 2011.

LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Tradução: Maria da Conceição Parayba Campos. São Paulo: Ícone, 1990.

LE GOFF, Jacques, TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. 4. ed. Tradução: Marco Flamínio Peres. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

LIBÂNEO, Daniela Leonardi. Ensinando dança flamenca. 1999. 165p. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284182>. Acesso em: 02 mar. 2021.

MARQUES, Isabel A. Ensino da dança hoje: textos e contextos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MARTIN, John Jeffries. The Renaissance: a world in motion. In: ______ (ed.). The Renaissance World. New York: Routledge, London: Routledge, 2007. p. 03-27.

McCAW, Dick. Editor’s introduction. In: ______. The Laban Sourcebook. New York: Routledge, 2011. p. 01-20. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203852842

MELO, Cristina Carvalho et al. A influência do tempo de prática de dança de salão nos níveis de depressão de idosos. Revista de Psicología del Deporte, Barcelona, v.27, n.4, p. 67-73, 2018. Disponível em: https://www.rpd-online.com/article/view/v27-s1-carvalho-de-melo-etal/Carvalho_De_Meloetal. Acesso em: 26 fev. 2021.

MORENNO, Luis. Dois na dança: conheça a mais completa de todas as artes. São Paulo: [s.ed.], 2004.

NOGUEIRA, Raimundo Frota de Sá. A Escola Nova. Educação em Debate, Fortaleza, v.9, n.12, p.27-58, jul./dez. 1986. Disponível em: http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/view/475/289. Acesso em: 25 fev. 2021.

NUNES, Bruno Blois. O Fascínio das Danças de Corte. Curitiba: Appris, 2016.

NUNES, Bruno Blois; FROEHLICH, Marcia. Um novo olhar sobre a condução na dança de salão: questões de gênero e relações de poder. Revista Educação, Artes e Inclusão, v.14, n.2, abr./jun. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/10172>. Acesso em: 11 jan. 2021.

PORTINARI, Maribel. História da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

RENGEL, Lenira Peral. Dicionário Laban. 2001. 145p. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284892/1/Rengel_LeniraPeral_M.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.

RAUX, Pascal. Les Sorciers de la préhistoire dans l'art paléolithique. Bulletin de la Société d’études et de recherches préhistoriques des Eyzies, Les Eyzies, n. 62, p. 121-131, 2013. Disponível em: <https://www.academia.edu/5824314/Les_sorciers_de_la_pr%C3%A9histoire_dans_lart_pal%C3%A9olithique_SERPE_2013>. Acesso em: 02 fev. 2021.

RONDÓN, César Miguel. El libro de la salsa: crónica de la música del Caribe urbano. Madrid: Turner, 2017.

SACHSENMAIER, Stefanie. The World of the Dancer (1920). In: McCAW, Dick. The Laban Sourcebook. New York: Routledge, 2011. p. 41-68.

SALES, Erinaldo. O sistema das artes em Platão e Aristóteles. Revista Estética e Semiótica, Brasília, v.9, n.1, p. 51-62, 2019. doi: 10.18830/issn2238-362X.v9.n1.2019.05.

VALLE, Flavia Pilla do. Análise do movimento corporal. Canoas: ULBRA, 2011. (Cadernos tecnológicos, 8)

VALLE, Flavia Pilla do; SASTRE, Cibele. O espaço interno e inter-relações: apontamentos a partir do sistema LMA/BF. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.37, p.327-43, mar./abr. 2020. doi: 10.5965/1414573101372020327. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101372020327

VIANNA, Klauss; CARVALHO, Marco Antonio de. A dança. 6. ed. São Paulo: Summus, 2005.

YATES, Frances. The Rosicrucian Enlightenment. London: Routledge, New York: Routledge, 2002. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203166017

Publicado

03/06/2022

Cómo citar

Nunes, B. B. (2022). RUDOLF LABAN, UM CONVITE À DANÇA: PROBLEMATIZANDO SEUS ESTUDOS NA DANÇA DE SALÃO. Revista Da FUNDARTE, 49(49). https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.920

Artículos similares

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.