O PROVISÓRIO, O IMPREVISÍVEL E O REMOTO NA DOCÊNCIA E NA PESQUISA EM ARTE DURANTE A PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/889Palabras clave:
Docência em arte, Interação remota, Pesquisa.Resumen
O texto tem como pano de fundo a interação entre integrantes do Grupo Flume (Uergs-CNPq) durante 2020. Inicia analisando alguns efeitos da biopolítica sobre o exercício de pesquisa e docência em arte no imperativo do trabalho remoto. Além disso, observa as estratégias e motivações para produzir conhecimento durante o distanciamento social e o alastramento do vírus da Covid-19. Pretende dar a conhecer como as intercorrências do ano pandêmico atuaram nos modos de ensinar, estudar e pesquisar na escola, na universidade e no grupo de pesquisa, compartilhando estratégias provisórias, mas que podem ressoar significativamente na escola e na universidade pós-pandemia.
Citas
BERARDI, Franco. Asfixia. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
DANTAS, Marcos. A privatização da educação através das plataformas de ensino remoto. Entrevista a João Vitor Santos, Instituto Humanitas Unisinos On-Line, 5 out. 2020. Disponível em <http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/603420-a-privatizacao-da-educacao-atraves-das-plataformas-de-ensino-remoto-entrevista-especial-com-marcos-dantas>. Acesso em 30 jan. 2020.
GOOGLE. Ajudando os educadores do ensino fundamental e médio a causar ainda mais impacto (recurso eletrônico). Google: 2021. Disponível em: <https://edu.google.com/intl/pt-BR_ALL/why- google/k-12-solutions/>. Acesso em 27 jan. 2021.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
______. O coronavírus de hoje e o mundo de amanhã, segundo o filósofo Byung-Chul Han. El Pais, 22 mar. 2020. Dísponível em: < https://brasil.elpais.com/ideas/2020-03-22/o-coronavirus-de-hoje-e-o-mundo-de-amanha-segundo-o-filosofo-byung-chul-han.html>. Acesso em 05 jan. 2021.
______.Psicopolítica – o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de Maurício Liesen. Belo Horizonte: Editora Âyiné. 2018.
JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2012. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523208707
MENEZES, Fernando Chui de. Erro e errância na educação em Arte. 2014. 157p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo.
TIBURI, Marcia. Diálogos/Educação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2014.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lílian do Vale. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Zygmunt Bauman: As redes sociais são uma armadilha. Entrevista a Ricardo de Querol, El Pais, 8 jan. 2016. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/30/cultura/1451504427_675885.html>. Acesso em 31 jan. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.