O TEMPO DO BRINCAR: NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA

Autores/as

  • Marina Di Napoli Pastore Doutoranda da Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.831

Palabras clave:

crianças, fotografia, Moçambique.

Resumen

Em África, as crianças e imagens que aparecem com maior frequência são as associadas às faltas, negatividade e explorações diversas. Como dizia Cascudo (2001, p. 229), “raro é o registro do viajante europeu sobre o brinquedo do menino africano. Preocupam-se todos em fixar aspectos sociais, soberanos, corte, protocolo, superstições, produtos, escravaria, guerras, ângulos antropométricos, religiões.”. Este ensaio traz imagens feitas com crianças e por elas em Moçambique, em momentos do cotidiano, em que as potências e as trocas ganhavam contornos e espaços, possibilitando outras narrativas para suas histórias.

Biografía del autor/a

Marina Di Napoli Pastore, Doutoranda da Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal
de São Carlos. Doutoranda em mobilidade estudantil – edital PDSE CAPES 47/2018. Mestre em
Terapia Ocupacional Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora Núcleo Amanar – Casa das
Áfricas. Colaboradora no Projeto Munthi Wa Swivanana (Moçambique).

Publicado

30/09/2020

Cómo citar

Pastore, M. D. N. (2020). O TEMPO DO BRINCAR: NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–11. https://doi.org/10.19179/2319-0868.831