O TEMPO DO BRINCAR: NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA

Autores

  • Marina Di Napoli Pastore Doutoranda da Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.796

Palavras-chave:

crianças, brincar, fotografia, Moçambique

Resumo

Em África, as crianças e imagens que aparecem com maior frequência são as associadas às faltas, negatividade e explorações diversas. Como dizia Cascudo (2001, p. 229), “raro é o registro do viajante europeu sobre o brinquedo do menino africano. Preocupam-se todos em fixar aspectos sociais, soberanos, corte, protocolo, superstições, produtos, escravaria, guerras, ângulos antropométricos, religiões. Quem se vai preocupar em ver como brincava o negrinho? E como ele gastava e ocupava seu tempo é ausência nos grandes livros (...)”. Este ensaio traz imagens feitas com crianças e por elas, em momentos do cotidiano, em que as potências e as trocas ganhavam contornos e espaços, possibilitando outras narrativas para suas histórias.

Biografia do Autor

Marina Di Napoli Pastore, Doutoranda da Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal
de São Carlos. Doutoranda em mobilidade estudantil – edital PDSE CAPES 47/2018. Mestre em
Terapia Ocupacional Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora Núcleo Amanar – Casa das
Áfricas. Colaboradora no Projeto Munthi Wa Swivanana (Moçambique).

Referências

CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. 10. ed. São Paulo: Global, 2001.

COLONNA, E. “Eu é que fico com minha irmã”. Vida quotidiana das crianças na periferia de Maputo. Tese de doutoramento em Estudos da Criança. Especialidade em Sociologia da Infância. 2012. Visualizado em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/20793/1/Elena%20Colonna.pdf. Acesso em outubro de 2013.

PASTORE, M. D. N. “Sim! Sou criança eu”: dinâmicas de socialização e universos infantis em uma comunidade moçambicana. Dissertação de mestrado em Terapia Ocupacional. Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, 2015.

SOARES, N. F.; SARMENTO, M. J.; TOMÁS, C. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Revista Nuances: estudos sobre educação. UNESP – Presidente Prudente, vol. 12, nº 13: 49-64, 2005. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1678

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Pastore, M. D. N. (2020). O TEMPO DO BRINCAR: NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868.796

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