'EU TENHO UMA COISA PRA CONTAR': INSPIRAÇÕES PARA A ESCUTA DAS NARRATIVAS INFANTIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/791Palabras clave:
narrativa, crianças, escuta.Resumen
O artigo identifica e discute aspectos favoráveis à escuta adulta das histórias contadas oralmente pelas crianças, buscando contribuir para estimular a criação narrativa infantil. Sintetiza-se contribuições de pesquisas em diferentes campos das ciências humanas sobre a importância de as crianças contarem histórias para sua constituição subjetiva e cultural. Por meio de um diálogo com evidências empíricas de pesquisas brasileiras recentes no campo da Educação, destaca-se possíveis inspirações e estratégias para qualificar uma escuta respeitosa, atenta e dialógica das narrativas infantis.
Citas
APPLEBEE, A. The Child´s Concept of Story. The University of Chicago Press, 1978.
BAKHTIN, M. Speech Genres and Other Late Essays. In: HOLQUIST, M.; EMERSON, C. Speech Genres and Other Late Essays. Austin: University of Texas Press, 1986.
BERMAN, R. A. Narrative Competence and Storytelling Performance: How Children Tell Stories in Different Contexts. Journal of Narrative and Life History. 5,(4). Lawrence Erlbaum Associates, 1985. DOI: https://doi.org/10.1075/jnlh.5.4.01nar
BORMANN, E. G. Symbolic Convergence Theory. Storytelling in Mass Culture and Everyday Life. The Journal of Communications. Philadelphia: University of Pennsylvania, 1986.
BRUNER, J. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artmed, 1997.
CAMPOS, K.C. Nossas vidas contam histórias: crianças narradoras. Tese de Doutorado em Educação. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.
CORSARO, W. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre, Artmed, 1999.
FERNANDES, F. Folclore e Mudança Social na Cidade de São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1979.
FIVUSH, R. The Social Construction of Personal Narratives. Merrill-Palmer Quarterly, vol.31(1), 1991.
FRONCKOWIAK, A. C. Com a palavra a palavra: criança e adultos em convívio poético. Tese de Doutorado em Educação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
GERSIE, A. Finding the healing tale. Storytelling. Vol.2, n. 3, 1990.
GREENE, M. Releasing the imagination: essays on education, the arts and social change. San Francisco: Jossey-Bass, 1995.
HARTMANN, L. Equilibristas, viajantes, princesas e poetas: performances orais e escritas de crianças narradoras. Boitatá (Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL). Londrina, n.20, jul-dez 2015.
INVERNIZZI, M. A.; ABOUZEID, M.P. "One Story Map Does Not Fit All: A Cross-Cultural Analysis of Children´s Written Story Retellings". Journal of Narrative and Life History, 5(1). Lawrence Erlbaum Associates, 1995. DOI: https://doi.org/10.1075/jnlh.5.1.01one
LYOTARD, J.F. O Inumano: considerações sobre o tempo. Trad. Seabra, A.C.; Alexandre, E. 1a. ed. Lisboa: Estampa, 1990.
KEARNEY, R. The Wake of Imagination: Toward a postmodern culture. Minneapolis: Univ. of Minnesota Press, 1988.
MACHADO, R. No tempo em que não havia tempo. In: GIRARDELLO, G. (org.): Baús e Chaves da Narração de Histórias. Florianópolis: SESC/SC, 2004.
MACINTYRE, A. After Virtue: a study in moral theory. Indiana: University of Notre Dame, 1981.
MILLER, P.; MEHLER, R. A. The Power of Personal Storytelling in Families and Kindergartens. In: DYSON, A.; GENISHI, C. (orgs.): The Need for Story: Cultural Diversity in Classroom and Community. Teachers College. Nova York: Columbia University, 1994.
PERROTTI, E. A Criança e a Produção Cultural. In: ZILBERMAN, R. (org.) A Produção Cultural para a Criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.
RICOEUR, P. Tempo e Narrativa. (vols. I e II). Trad. M. Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
SCHUBSKY, C.M. Relicários e quinquilharias: caixas de memória e narrativas de crianças. Tese de Doutorado em Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018.
SILVA, J. P.; BARBOSA, S. N.F.; KRAMER, S. Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças. In: CRUZ, S. H.. A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
SILVA, L.A.: A roda de histórias: pelo direito de viver a infância no Colégio de Aplicação - UFSC. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2018.
SODRÉ, L. Contação de histórias e dialogia na educação infantil: uma experiência educativa. Dissertação de mestrado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017.
SUTTON-SMITH, B. The Folkstories of Children. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1981. DOI: https://doi.org/10.9783/9780812207392
STERN, D. Crib Monologues from a Psychoanalytic Perspective. In: NELSON, K. (org.), Narratives from the Crib. Cambridge: Harvard University Press, 1989
TURNER, Victor. Social Dramas and Stories about Them. In: MITCHELL, W. J. T. (org.) On Narrative. Chicago: University of Chicago Press, 1981.
VIEIRA, D. C. S. da C.; COELHO, C.M.M. Reconto oral na interface dos processos psicológicos: emoção, memória e imaginação. In: SILVA, K.O et al: Infâncias, histórias e emoções: processos imaginativos e narrativas de crianças. Curitiba: Editora CRV, 2018.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criação na infância. Trad. Z. Prestes. 1a.ed. São Paulo: Editora Ática, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.