MANIFESTAÇÕES DO GROTESCO EM MARK MORRISROE, ROBERT MAPPLETHORPE E RUDOLF SCHWARZKOGLER
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.867Palavras-chave:
Grotesco, fotografia, corpos.Resumo
RESUMO: Este artigo objetiva a análise das manifestações do grotesco nas obras de três artistas fundamentais do século XX: os norte-americanos Mark Morrisroe (1959-1989) e Robert Mapplethorpe (1946-1989), e o austríaco Rudolf Schwarzkogler (1940-1969). A partir dos pressupostos teóricos sobre o grotesco de Wolfgang Kayser (1986), Mikhail Bakhtin (1998) e Santos (2009), além de comentadores das obras dos artistas em questão, pretende-se analisar o modo como esta categoria estética manifesta-se em um pequeno corpus de obras selecionadas dos três fotógrafos, artistas marginais que propuseram novas formas de compreensão estética da imagem e da arte, mediante à representação da doença, do abjeto e do escatológico.
Referências
REFERÊNCIAS
ALVES, R. H. A. Considerações sobre arte, morte e fotografia em tempos de Aids. Trabalhos completos. 25. Encontro da ANPAP. Porto Alegre, RS, 2016. p. 3150-3164.
ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. Trad. Alexander Krug e Valter Lellis Siqueira. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo - Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1987.
BATAILLE, G. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BRINTNALL, K. L. Ecce homo: the male-body-in-pain as redemptive figure. Chicago, IL: University of Chicago Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226074719.001.0001
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
DRISCOLL, M. P. The desiring photograph: Mark Morrisroe’s bodily self-portraits. Masters dissertation. University of California, Los Angeles, 56 f. 2013.
KAYSER, W. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1986.
MOTTA, V. Encantamento. In: ______. Bundo e outros poemas. Campinas, SP: Editora Unicamp, 1996.
PECORELLI, B. Poéticas do sacrifício 1960-1978: excesso e martírio na arte da performance à luz dos escritos de Bataille e do Acionismo de Viena. Tese de Doutorado. Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 392 f. 2019.
SÁEZ, J; CARRASCOSA, S. Pelo cu: políticas anais. Trad. Rafael Leopoldo. Belo Horizonte, MG: Letramento, 2016.
SANTOS, F. R. da S. Lírica dissonante: o grotesco na lírica romântica brasileira – considerações sobre aspectos do grotesco na poesia de Bernardo Guimarães e Cruz e Souza. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara, 439 f. 2009. DOI: https://doi.org/10.7476/9788579830266
SILVA, P. C. da; SILVA, M. C. C. A fotografia de Robert Mapplethorpe na perspectiva teórica de Vilém Flusser em Filosofia da Caixa Preta. Revista Eco Pós. Rio de Janeiro, Vol. 19, n. 3, p. 266-291, 2016.
SONTAG, S. Aids and its metaphors. New York, NY: Farrar, Straus & Giroux, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.