NARRATIVAS DE CRIANÇAS SOBRE A CIDADE: PENSAMENTO ESTÉTICO, POLÍTICA E CIDADANIA

Autores

  • Maria Andreza Costa Barbosa Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal
  • Maria Lídia Bueno Fernandes UnB

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.805

Palavras-chave:

, Infância, Território, Distrito Federal do Brasil

Resumo

O presente artigo desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Sujeitos, Territórios e a Construção do Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília busca respostas acerca da constituição humana no processo de apropriação da cultura, bem como do significado de estar inserido em um contexto cultural, fortemente definido pelo espaço-tempo. Consideram-se as singularidades das crianças de diferentes Regiões Administrativas do Distrito Federal, levando em conta as especificidades desse território, as relações de poder estabelecidas, bem como as múltiplas formas de apropriação, circulação e transformação do/no território. Os pressupostos teóricos ancoram-se nos estudos sociais da infância (LOPES; FERNANDES, 2018) e na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (2010). Considera-se que a cidade nos permite refletir sobre o cotidiano dos sujeitos com atenção às imagens e às referências que se formam por meio da organização espacial, da sociabilidade, da segregação social e espacial, dos deslocamentos, da paisagem e da diversidade cultural.

Biografia do Autor

Maria Andreza Costa Barbosa, Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2018), pós-Graduação Lato Sensu
em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica -
PUC/RJ (1995) e graduação em Educação Artística pela Faculdade de Artes/Fundação
Brasileira de Teatro Dulcina de Morais (1991). Professora na Secretaria do Estado de
Educação do DF-SEEDF desde 1998. Trabalhou na elaboração de políticas públicas
para a educação integral e em projetos para implementação de Escolas Parque e Centros
Interescolares de Línguas no DF;

Maria Lídia Bueno Fernandes, UnB

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP (2009), graduada e

licenciada em Geografia pela USP (1987). Magister Artium em Etnologia e Psicologia Social pela Ludwig-Maximilians-Universität de Munique, Alemanha (1997). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade de Brasília – UnB. Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense. Membro da Rede de Investigação Multidisciplinar sobre Protagonismo e Direitos Humanos das Infâncias; da Rede de Estudos Rurais em Família, Infância e Juventude e da Red Latinoamericana de Investigación y reflexión con niñas, niños y jóvenes.

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Barbosa, M. A. C., & Fernandes, M. L. B. (2020). NARRATIVAS DE CRIANÇAS SOBRE A CIDADE: PENSAMENTO ESTÉTICO, POLÍTICA E CIDADANIA. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868.805

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