IMAGEM LENTICULAR: (DES)CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM ATRAVÉS DE LIVROS DE ARTISTA
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.780Palabras clave:
Livro de artista. Imagem lenticular. Paisagem.Resumen
Este artigo trata da construção de Livros de Artista com os meios estruturais da imagem lenticular, considerando aspectos formais e visuais, sequência e serialidade. São analisadas algumas possibilidades de produção com diferentes linguagens, passando pela desconstrução e ressignificação de paisagens capturadas por câmera digital. As imagens lenticulares, configuradas como livros de artista, propõem uma outra relação perceptiva e estética a partir do deslocamento do espectador diante da obra. O estudo busca aproximações conceituais nas obras de Gaspar Antoine Bois-Clair, Yaacov Agam e Carlos Vergara; o embasamento teórico nos autores Anne Cauquelin, Maria Celeste de Almeida Wanner, Annateresa Fabris, e Paulo Silveira, entre outros.
Citas
AGAM, Yaacov. Biografia. California: Fine Art Interprises, 2003. Disponível em http://www.aejv.com/agam-bio.htm. Acesso em: 15 abr. 2017.
AGAM, Yaacov. Spinning Polymorph I. 2 il. color. Disponível em: https://www.raquelbalice.com/en/yaacov-agam-en/spinning-polymorph-i-1-detail. Acesso em: 3 dez. 2018.
ARTE Cinética. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo353/arte-cinetica. Acesso em: abr. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins, 2007. 196 p.
CHEUNG, Isaac. 3D Lenticular Printing Interlacing Algorithm Illustrated Using Photoshop. 1 il. color. Disponível em: http://www.vicgi.com/lenticular-interlacing-algorithm.html. Acesso em: dez. 2018.
FABRIS, Annateresa; COSTA, Cacilda Teixeira da. Tendências do livro de artista no Brasil. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1985. Disponível em: http://www.centrocultural.sp.gov.br/livros/pdfs/tendenciasdolivro.pdf. Acesso em: mar. 2018.
GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
IMPRESSÕES lenticulares. Looking at the Lenticular Illusion. Disponível em: http://artrepublic.tumblr.com/post/40838893571/looking-at-the-lenticular-illusion. Acesso em: nov. 2018.
_____________________ . Spotlight on lenticular printing. Disponível em: https://www.artrepublic.com/articles/spotlight-on-lenticular-printing/. Acesso em dez. 2017.
NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993.
BOIS-CLAIR, Antoine Gaspar de. Retrato Duplo do Rei Frederik IV e da Rainha Louise de Mecklenburg-Güstov da Dinamarca. 1 il. color. Disponível em: https://www.thecultureconcept.com/wp-content/uploads/2011/04/Bois-Clair-Portraits.pdf. Acesso em: dez. 2017.
REY, Sandra. Caminhar: experiência estética, desdobramento virtual. Revista PortoArte, Porto Alegre, v. 17, n 29, p. 107-121, set. 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.23329
RIVERS, Charlotte. Como fazer seus próprios livros: novas ideias e técnicas tradicionais para a criação artesanal de livros. São Paulo: Ed. G.Gilli, 2016. 192 p.
SANTINI, Renata Favarin. Carlos Vergara: Deslocamentos do Visível. 2010. 126f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010.
SILVEIRA, Paulo Antonio. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2008. 319 p. DOI: https://doi.org/10.7476/9788538603900
VERGARA, Carlos. S.M.4. 1 il. color. Disponível em: https://www.cvergara.com.br/fullscreen-page/comp-jiuifynx/93e2d515-7899-11e8-be88-12dd26dd586a/27/%3Fi%3D27%26p%3Dsuo6z%26s%3Dstyle-jiuifyo01. Acesso em: dez. 2018.
WANNER, Maria Celeste de Almeida. Paisagens sígnicas: uma reflexão sobre as artes visuais contemporâneas. Salvador: Ed. EDUFBA/UFBA, 2010. 302 p. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523208837
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.