Cinco escritos para um mosaico: produções textuais a partir de pesquisas acadêmicas em artes cênicas
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.686Palabras clave:
pós-graduação, experiência pedagógica, UniversidadeResumen
O trabalho resulta de uma atividade pedagógica realizada por um grupo de pesquisadores vinculados à disciplina de Seminário de Tese em Artes Cênicas, do currículo do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, oferecida em 2018. A experiência parte de uma proposta de análise, síntese e reflexão crítica de trabalhos acadêmicos representativos de conteúdos relacionados às pesquisas em andamento; e culmina na elaboração de produções textuais envolvendo temáticas emergentes no campo das Artes Cênicas. A apresentação do trabalho “em mosaico” reflete a diversidade de temáticas e a forma compartilhada de preparação dos escritos pelos sujeitos da experiência.
Citas
DEMORI, Juliana Canali. Poéticas singulares: um estudo sobre a territorialidade na produção artística do grupo de teatro Miseri Coloni, de Caxias do Sul/RS. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.
MACHADO, Edilaine Ricardo. Negritude e formação teatral: vozes mulheres na cena de Porto Alegre/Brasil. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.
ROSSINI, Élcio. Tarefas: uma estratégia para criação de performances. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.
SILVA, Carmi Ferreira da. Por uma história da Dança: reflexões sobre as práticas historiográficas para a Dança, no Brasil Contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Dança). Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2012.
ZALTRON, Michele Almeida. O trabalho do ator sobre si mesmo segundo o “sistema” de K. Stanislávski (Tese). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.