Cinco escritos para um mosaico: produções textuais a partir de pesquisas acadêmicas em artes cênicas

Authors

  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvana Bággio Ávila Universidade Federal de Santa Maria
  • Débora Souto Allemand Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fellipe Santos Resende Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Iasmin D´Ornelas Ponsi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Iassanã Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.686

Keywords:

pós-graduação, experiência pedagógica, Universidade

Abstract

O trabalho resulta de uma atividade pedagógica realizada por um grupo de pesquisadores vinculados à disciplina de Seminário de Tese em Artes Cênicas, do currículo do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, oferecida em 2018. A experiência parte de uma proposta de análise, síntese e reflexão crítica de trabalhos acadêmicos representativos de conteúdos relacionados às pesquisas em andamento; e culmina na elaboração de produções textuais envolvendo temáticas emergentes no campo das Artes Cênicas. A apresentação do trabalho “em mosaico” reflete a diversidade de temáticas e a forma compartilhada de preparação dos escritos pelos sujeitos da experiência.

Author Biographies

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação (PPGEDU/UFRGS). Professora Associada ao PPGAC e DAD/UFRGS). Líder do Grupo de Estudos em Teatro e Educação (GESTE), do CNPq. Atriz.

Silvana Bággio Ávila, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda e Mestra em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS). Bacharel em Interpretação Teatral (UFSM). Professora do Departamento de Artes Cênicas da UFSM. Atriz.

Débora Souto Allemand, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS). Mestra em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/UFPel). Licenciada em Dança e Arquiteta e Urbanista (UFPel). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa OMEGA. Professora de Arte do Município de Pelotas (RS).

Fellipe Santos Resende, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Artes Cênicas (PPAC/UFRGS). Especialista e Licenciando em Dança (UFRGS). Bacharel em Fisioterapia (UFG). Bailarino e instrutor de Pilates.

Iasmin D´Ornelas Ponsi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS). Mestra em Estudos Teatrais (Université Paris VIII). Bacharel em Interpretação Teatral (UFRGS). Atriz e trapezista.

Iassanã Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestra em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS). Licenciada em Teatro (UFRGS). Atriz e professora de Teatro.

References

DEMORI, Juliana Canali. Poéticas singulares: um estudo sobre a territorialidade na produção artística do grupo de teatro Miseri Coloni, de Caxias do Sul/RS. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.

MACHADO, Edilaine Ricardo. Negritude e formação teatral: vozes mulheres na cena de Porto Alegre/Brasil. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.

ROSSINI, Élcio. Tarefas: uma estratégia para criação de performances. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.

SILVA, Carmi Ferreira da. Por uma história da Dança: reflexões sobre as práticas historiográficas para a Dança, no Brasil Contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Dança). Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2012.

ZALTRON, Michele Almeida. O trabalho do ator sobre si mesmo segundo o “sistema” de K. Stanislávski (Tese). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016.

Published

20/12/2019

How to Cite

dos Santos, V. L. B., Ávila, S. B., Allemand, D. S., Resende, F. S., Ponsi, I. D., & Martins, I. (2019). Cinco escritos para um mosaico: produções textuais a partir de pesquisas acadêmicas em artes cênicas. Revista Da FUNDARTE, 39(39), p.124–148. https://doi.org/10.19179/2319-0868.686

Most read articles by the same author(s)