CONTRAPONTO EM REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO BALÉ: ESCAVANDO CAMADAS ÓSSEAS PARA A OBSERVAÇÃO DO MESTRE DE DANÇA ATRAVÉS DAS CARTAS DE JEAN-GEORGES NOVERRE

Autores/as

  • Robson Lourenço Universidade Anhembi Morumbi (SP) Universidade Estadual Campinas (SP)
  • Júlia Ziviani Vitiello Universidade Estadual de Campinas (SP)

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.669

Palabras clave:

Artes, Artes Cênicas, Dança, Educação

Resumen

Este artigo pondera sobre as reflexões desenvolvidas por Jean-Georges Noverre a partir do campo do conhecimento da anatomia. Apresenta e tece comentários sobre trechos da obra “Cartas sobre a Dança” (1998) e da edição de "Lettres sur les arts imitateurs en general et sur la danse en particulier” (1807).  No texto aqui apresentado há um recorte a respeito dos conhecimentos anatômicos apresentados por Noverre e permite uma associação com o contexto da dança cênica vivenciado pelo artista. Elenca os autores estudados pelo artista para compor seus pensamentos, com o intuito de mostrar o entrelaçamento de sua experiência corporal em dança aos fundamentos da anatomia e à nascente ciência da mecânica de movimento.

Biografía del autor/a

Robson Lourenço, Universidade Anhembi Morumbi (SP) Universidade Estadual Campinas (SP)

Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, é Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Artes da Cena pela mesma instituição. É docente do Curso de Dança e Teatro da Universidade Anhembi-Morumbi, onde atua na área de ensino de dança, consciência corporal para bailarinos e atores e ao coordenar os Trabalhos de Conclusão de Curso de Dança e Movimento. No Curso de Licenciatura em Dança atua também como Supervisor de Estágios, orienta as monografias dos Trabalhos de Conclusão da Licenciatura e supervisiona o projeto de extensão "Todos na Dança Expandido". Integrou o elenco do Balé da Cidade de São Paulo de 1993 a 2008, quando atuou como solista nas principais produções da companhia no período. Desenvolve a integração entre procedimentos de percepção do esqueleto humano às técnicas de dança do balé e também desenvolve pesquisas dentro de fundamentos inspirados na dança moderna americana, principalmente aqueles ligados à atuação dos artistas Dóris Humphrey e José Limón. Atua desde 2006 na interação Arte & Ciência e tem como foco de pesquisa Embriologia Humana e Anatomia Comparada, quando desenvolve ferramentas pedagógicas para o ensino destes conteúdos no âmbito acadêmico, artístico e social. Atuou como bailarino do Balé da Cidade de São Paulo de 1993 a 2008. É integrante do grupo de pesquisa Dançaberta da UNICAMP. Atua principalmente nos seguintes temas: Arte, Dança, Criação, Técnicas de Dança, Consciência Corporal, Arte-Edução e Arte & Ciência.

Júlia Ziviani Vitiello, Universidade Estadual de Campinas (SP)

Possui graduação em Bachelor of Arts - New York University (1990), mestrado em Master Of The Fine Arts Dance - New York University (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós graduação na University of Colorado at Boulder.. Atualmente é professor pleno do Instituto de Artes - Unicamp, concepção e criação de figurinos e adereços da Universidade Estadual de Campinas, diretora artística da Universidade Estadual de Campinas, Dançaberta: pesquisa, criação e apresentação da Universidade Estadual de Campinas e produção geral da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Execução da Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, educação somática, arte, produção artística e dança contemporânea.

Citas

BARTHÈS, Paul Joseph. Nouvelle Méchanique des Mouvements de L’Homme et des Animaux. Acesso através do site da Bibliothèque Interuniversitaire de Santé. Acesso em 12.10.2015, às 10h33min, através do endereço eletrônico: http://www.biusante.parisdescartes.fr/histoire/medica/resultats/index.php?cote=06762&do=chapitre. Paris: A Carcassone, de l’impremierie de Pierre Polese, 1798.

FARO, Antonio José / SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de balé e dança. 1a. Edição. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 1989.

FOSTER, Susan Leigh. Choreography and narrative: ballet’s staging of story and desire. Bloomington: Indiana University Press, 1996.

GALLINI, Giovanni Andrea. A treatise on the art of dancing. Acesso através do site da Biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos através do site American Memory. Endereço eletrônico: http://memory.loc.gov/cgi-bin/ampage?collId=musdi&fileName=080/musdi080.db&recNum=1&itemLink=r%3Fammem%2Fmusdi%3A%40field%28DOCID%2B%40lit%28M0808%29%29%3A%230800136&linkText=1. Londres: Impresso pelo autor, 1772.

HOMANS, Jennifer. Os anjos de Apolo: uma história do ballet. Edições 70. Lisboa. 2012.

MONTEIRO, Marianna. Natureza e Artifício no Balé de Ação. In: Noverre: Cartas sobre a dança ∕ Marianna Monteiro: tradução e notas da autora – São Paulo: Editoria da Universidade de São Paulo: FAPESP: 1998.

NOVERRE, Jean-Georges. Cartas sobre a dança. In: MONTEIRO, Marianna. Noverre: Cartas sobre a dança ∕ Marianna Monteiro: tradução e notas da autora – São Paulo: Editoria da Universidade de São Paulo: FAPESP: 1998.

NOVERRE, Jean-Georges. Lettres sur les arts imitateurs en general et sur la danse en particulier. Chez Immerzelle et Compagnie. Paris. 1807. Fac-símile disponível no site da Biblioteca Nacional da França. Endereço eletrônico: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k108202r/f4.image. Acesso em 17.03.2015, às 18h15min.

NYE, Edward. Mime, Music and Drama on the Eighteenth-Century Stage. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511794223

WINSLOW, Jacob B. Exposition anatomique de la structure du corps humain. Tome second. Paris: P.F. Didot Libraire, 1776. Fac-Símile disponibilizado pela Universidade de Madrid. Endereço eletrônico: https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=ucm.5329037078;view=1up;seq=7 . Acesso em 10.06.2017.

RAMEAU, Pierre. Le Maître a Danseur. J. Villette: Paris, 1725. Fac-símile disponível no site da Open Libraries, mantido pela York University, de Toronto/Canadá. Endereço eletrônico https://archive.org/details/lematredanserq00rameuoft. Acesso em 04.10.2015, às 09h44min.

Publicado

30/03/2019

Cómo citar

Lourenço, R., & Vitiello, J. Z. (2019). CONTRAPONTO EM REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO BALÉ: ESCAVANDO CAMADAS ÓSSEAS PARA A OBSERVAÇÃO DO MESTRE DE DANÇA ATRAVÉS DAS CARTAS DE JEAN-GEORGES NOVERRE. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 484–504. https://doi.org/10.19179/2319-0868.669

Artículos similares

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.