A EXPRESSÃO ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE INTERVENÇÃO SOCIAL
UMA EXPERIÊNCIA DE AUTORRETRATO REALIZADA NA OFICINA DE ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1456Palavras-chave:
Artes Visuais, Autorretrato, Formação ProfissionalResumo
Este artigo apresenta uma experiência educativa realizada com um grupo de estudantes do ensino superior, em Portugal, no contexto da disciplina Oficina de Artes Plásticas. São descritos os quatro momentos de uma experiência de autorretrato realizada por futuros profissionais que terão como área de atuação as comunidades e a promoção de atividades para diferentes públicos. Esta experiência foi estudada relativamente ao processo criativo vivenciado, à sua importância como forma de desenvolvimento individual e coletivo e também relativamente ao contributo que trouxe para a formação profissional.
Referências
AZEVEDO, Natália. Artes e inclusão social: projetos e ações enquanto experiências metodológicas. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Número temático – Processos sociais e questões sociológicas, pp. 28-41. DOI: 10.21747/08723419/soctem2017a2
CNEB. Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação, 2001.
CIVIT, Lurdes. & COLELL, Sandra. EducArt: intervención educative y Expressión Plástica. Educación Social, n.28, p. 99-118, 2004.
MAGUETA, Lúcia Grave. Art and sustainability: plastic creation experiences carried out by teachers in training. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, v.2, n.17, p.89–95, 2021 https://doi.org/10.29352/mill0217e.23817
MARQUES, Rui. (Coord.). Livro verde sobre responsabilidade social e instituições de ensino superior. ORSIES – Observatório sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior, 2018. https://www.orsies.forum.pt/images/PDF/Livro_Verde.pdf
MATARRASSO, François. Uma Arte Irrequieta: Reflexões sobre o triunfo e importância da prática participativa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2019.
MONTERO, Javier. & ALCAIDE, Antonio. Retos y complejidades de las prácticas artísticas colaborativas y las pedagogías colaborativas. Pulso – Revista de Educación, n.38, pp. 57 – 72, 2015. Acedido em https://revistas.cardenalcisneros.es/index.php/PULSO/article/view/187/161. DOI: https://doi.org/10.58265/pulso.5071
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD), Future of education and skills 2030. Organisation for Economic Co-operation and Development, 2019 https://www.oecd.org/education/2030-project/contact/OECD_Learning_Compass_2030_Concept_Note_Series.pdf
RODRIGUES, Dalila D’Alte. A infância da arte. A arte da infância. Porto: Afrontamento, 2016.
RUIZ, Alba Calderón. La intersecció entre l’educació comunitária, les expressions artístiques i la política. Quaderns d’animació i Educació Social – Revista semestral para animadores e educadores sociales, n.27, pp. 1-23, 2018 Acedido em http://quadernsanimacio.net/ANTERIORES/veintisiete/index_htm_files/La%20interaccio.pdf
SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo: Intermeios, 2011.
SOUSA, Jenny. Emoções, Artes e Intervenção: os elementos estruturantes da Animação Artística. In J. Sousa, Santos, M.J. & Lopes, M.S.P. (Org.). Emoções, Artes e Intervenção, pp.6-15, Leiria: Politécnico de Leiria-Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, CICS.NOVA.IPLeiria, Centro de Estudos em Educação e Inovação e Universidade FEEVALE, 2020. Disponível em https://www.ipleiria.pt/esecs/wpcontent/uploads/sites/15/2021/01/E.book_emocoes_artes_inter_AF.pdf
SOUSA, J., FERREIRA, P. & SILVA, S.. A Promoção dos Direitos Humanos pelo olhar de estudantes do ensino superior da área da intervenção social. In S. Monteiro, C. Cebola & F. Veiga (Coord.). Direitos humanos, cidadania global e desenvolvimento sustentável, pp. 330-347. Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos– IBEROJUR, 2023.
UNESCO. Educação artística para a resiliência e a criatividade, 2020.
Disponível em https://pt.unesco.org/sites/default/files/2020_art-week-technote_por_final.pdf
VALE, P.P., BRIGHENTI, S., PÓLVORA, N. Plano Nacional das Artes. Uma estratégia. Um manifesto. Plano Nacional das Artes, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lúcia Magueta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.