A ARTE/DANÇA COMO UMA DAS ARTES DA CENA NAS BASES, DOCUMENTOS E CURRÍCULOS NACIONAIS

Autores/as

  • Marcilio de Souza Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.638

Palabras clave:

Dança, Educação, História/Memória, Ensino Fundamental.

Resumen

Trata-se de uma pesquisa que reconhece a Dança como área de conhecimento. Busca-se, a partir dos documentos oficiais (Leis/LDBs, Resoluções, Minutas, Diretrizes, Parâmetros Curriculares) ter uma compreensão de como essa linguagem da arte foi se constituindo na educação brasileira a partir da LDB nº 9394/96. Nessa perspectiva a proposta problematiza como objeto de investigação a evolução do pensamento pedagógico brasileiro do ensino de dança, na educação básica, em especial no Ensino Fundamental, a partir da identificação, classificação e periodização de tal ensino nos documentos oficiais. Objetiva-se com a pesquisa compreender como se constituiu o ensino da Dança no Brasil a partir dos documentos oficiais e quais avanços e retrocessos dessa área de conhecimento a partir de tais documentos. A metodologia proposta baseia-se no princípio da atualidade da pesquisa histórica que provoca o impulso investigativo e a necessidade de responder questões que interpelam-se   na realidade presente. O método, obviamente, é de caráter historiográfico a partir da Nova História.

Biografía del autor/a

Marcilio de Souza Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Artista da Cena, Pós-Doutor em Artes, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança e dos Programas de Pós-Graduação PPGArC e PROFARTES da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN).

Citas

ABRACE. CARTA ABERTA AOS GOVERNOS E GESTORES EDUCACIONAIS DOS DOCENTES DAS LICENCIATURAS EM DANÇA E EM TEATRO DO BRASIL, 2016. http://www.portalabrace.org. Acesso em dezembro de 2017.

BARBOSA, A. M. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei nº 4024 de 20 de dezembro de 1961. Brasília, DF, 1961.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1971. Brasília, 1971.

_______. Parecer nº 540/1977, do CFE sobre o tratamento a ser dado aos componentes curriculares previsto no Artigo nº 7º da Lei 5692/71 in documenta nº 195, Rio de Janeiro, fev. 1977.

_______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. Brasília, 1996.

______. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 jan. 2012.

________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB nº: 22/2005. Aprova retificação do termo que designa a área de conhecimento “Educação Artística” pela designação “Arte”. Brasília, 2005. Disponível em: www.mec.br. Acesso em fevereiro de 2018.

________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec.gov.br. Acesso em 15 jul. 2017.

________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec.gov.br. Acesso em 15 jul. 2017.

________. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Brasília, 2017. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773

CORRÊA, C. C. M. Atitudes e valores no ensino da arte: após a lei nº 4.024/61 até a atual lei de diretrizes e bases da educação nacional – lei nº 9.394/96. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 97-113, jan./jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.489

FAEB. Ofício nº 06/2015/FAEB. Análise do componente ARTE da Base Nacional Comum Curricular aberta à consulta pública. Ponta Grossa, 30 de novembro de 2015. Disponível em: http://www.faeb.com.br. Acesso em 20/02/2018.

FÓRUM DE DANÇA DE GOIÂNIA. Carta do fórum de dança de Goiânia. Goiânia, novembro de 2015. Disponível em http://portalabrace.org/c2/index.php/informeseboletins. Acesso em 20/02/2018.

FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. T. A arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001.

PORPINO, K. O. Dança e currículo. In: Salto para o futuro. Dança na escola: arte e ensino. Ano XXII, boletim 2, abr. 2012.

VIEIRA, M. S. A dança na arte e na educação física: diálogos possíveis. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, p. 177-185, 2014. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3266

Publicado

30/03/2019

Cómo citar

Vieira, M. de S. (2019). A ARTE/DANÇA COMO UMA DAS ARTES DA CENA NAS BASES, DOCUMENTOS E CURRÍCULOS NACIONAIS. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 175–200. https://doi.org/10.19179/2319-0868.638

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.