TAMBORES DE VIDA: UMA PESQUISA DO TAMBOR DE CRIOULA DE JAMARY DOS PRETOS A PARTIR DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE

Autores/as

  • Maria Julia Maranzato Alves Simão Unicamp
  • Larissa Sato Turtelli Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.536

Palabras clave:

Tambor de Crioula, Método BPI, Pesquisa de Campo

Resumen

O presente artigo traz a análise e as reflexões das experiências vividas dentro de um processo de pesquisa de campo realizada no quilombo Jamary dos Pretos (MA) através do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Explanando o funcionamento do método diante da experiência da Intérprete no mesmo, o artigo tem o objetivo de relatar e decodificar os movimentos presentes na dança do Tambor de Crioula, manifestação popular tradicional na comunidade pesquisada, além de contar com um breve relato sobre o processo criativo resultante dessa pesquisa. 

Citas

DIAS, P. A outra festa negra. Artigo publicado na coletânea “Festa: Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa”, FFLCH/USP. São Paulo, Hucitec/Edusp, 2001.

FERRETTI, Sergio F. “Tambor de Crioula”. 1981. Rio de Janeiro: FUNARTE. 1981.

FERRETI, S.; SANTOS, M. R. C; SANDLER, P.; PEREIRA, E. CMF – Comissão Maranhense de Folclore, Boletim n 03, 1995.

FIGUEIREDO, Kit e OLIVEIRA, Gabriel. Tambor de Crioula do Maranhão. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=yhtHsZniyIE> .Acesso em 10/10/2016.

IPHAN. Tambor de Crioula: parecer técnico. 2007, 15p. Ministério da Cultura, Brasília, 2007

O’DWYER, E. C. “Quilombos: identidade étnica e territorialidade”. 2002. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2002.

PEREIRA, E. A. “Os Tambores estão frios: Herança cultural e sincretismo religioso no ritual de Candombe”, 2005. Juiz de fora: Funalfa Edições; Belo Horizonte: Mazza Edições, 2005.

PINHEIRO, A. C. “Terras de Quilombo” para: Projeto Formulação de uma Linguagem Pública sobre Comunidades Quilombolas, 2015. Belo Horizonte- MG.

RAMASSOTE, R. M.; BARROS, V; CORDEIRO R. R. “Os Tambores da Ilha”. 2006. IPHAN. São Luís -M, 2006.

ROCHA. M “Patrimônio imaterial: o Tambor de Crioula”. 2014. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 12, n. 1, p. 373-380, jan./jul. 2014.

RODRIGUES, G.E.F. “O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método”. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

Publicado

30/03/2019

Cómo citar

Maranzato Alves Simão, M. J., & Sato Turtelli, L. (2019). TAMBORES DE VIDA: UMA PESQUISA DO TAMBOR DE CRIOULA DE JAMARY DOS PRETOS A PARTIR DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 91–111. https://doi.org/10.19179/2319-0868.536

Artículos similares

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.