TAMBORES DE VIDA: UMA PESQUISA DO TAMBOR DE CRIOULA DE JAMARY DOS PRETOS A PARTIR DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.536Palavras-chave:
Tambor de Crioula, Método BPI, Pesquisa de CampoResumo
O presente artigo traz a análise e as reflexões das experiências vividas dentro de um processo de pesquisa de campo realizada no quilombo Jamary dos Pretos (MA) através do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Explanando o funcionamento do método diante da experiência da Intérprete no mesmo, o artigo tem o objetivo de relatar e decodificar os movimentos presentes na dança do Tambor de Crioula, manifestação popular tradicional na comunidade pesquisada, além de contar com um breve relato sobre o processo criativo resultante dessa pesquisa.
Referências
DIAS, P. A outra festa negra. Artigo publicado na coletânea “Festa: Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa”, FFLCH/USP. São Paulo, Hucitec/Edusp, 2001.
FERRETTI, Sergio F. “Tambor de Crioula”. 1981. Rio de Janeiro: FUNARTE. 1981.
FERRETI, S.; SANTOS, M. R. C; SANDLER, P.; PEREIRA, E. CMF – Comissão Maranhense de Folclore, Boletim n 03, 1995.
FIGUEIREDO, Kit e OLIVEIRA, Gabriel. Tambor de Crioula do Maranhão. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=yhtHsZniyIE> .Acesso em 10/10/2016.
IPHAN. Tambor de Crioula: parecer técnico. 2007, 15p. Ministério da Cultura, Brasília, 2007
O’DWYER, E. C. “Quilombos: identidade étnica e territorialidade”. 2002. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2002.
PEREIRA, E. A. “Os Tambores estão frios: Herança cultural e sincretismo religioso no ritual de Candombe”, 2005. Juiz de fora: Funalfa Edições; Belo Horizonte: Mazza Edições, 2005.
PINHEIRO, A. C. “Terras de Quilombo” para: Projeto Formulação de uma Linguagem Pública sobre Comunidades Quilombolas, 2015. Belo Horizonte- MG.
RAMASSOTE, R. M.; BARROS, V; CORDEIRO R. R. “Os Tambores da Ilha”. 2006. IPHAN. São Luís -M, 2006.
ROCHA. M “Patrimônio imaterial: o Tambor de Crioula”. 2014. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 12, n. 1, p. 373-380, jan./jul. 2014.
RODRIGUES, G.E.F. “O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método”. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.