CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E O ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA
Palabras clave:
Docência, Epistemologia, Dança.Resumen
O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança no meio escolar, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, busca-se estabelecer conexões entre cada um desses modelos pedagógicos e suas abordagens por parte do professor de dança no ensino formal. O trabalho aponta para a necessidade de conscientização do profissional do ensino da dança em relação ao ato de ensinar e de análise crítica da própria prática docente como pontos de partida para a exploração das possibilidades e a superação dos limites que se apresentam na sala de aula.
Citas
BECKER, Fernando. Epistemologia subjacente ao trabalho docente. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 1992. 387p. (Apoio INEP/CNPq).
BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: KARKOTLI, G (Org.). Metodologia: construção de uma proposta científica. Curitiba: Camões, 2008. p. 45-56.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. 130 p.
CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 4, n. 3, 2014. p. 509-526.
FORTIN, Sylvie. Educação somática: novo ingrediente da aula técnica de dança. Tradução Márcia Strazzacappa. Cadernos GIPE-CIT, n. 2, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
MARQUES, Isabel. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
RENGEL, L. Os temas de movimento de Rudolf Laban: modos de aplicação e referências I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII. São Paulo: Annablume, 2008.
STRAZZACAPPA, Márcia. A tal “Dança Criativa”: Afinal, que dança seria? In: TOMAZZONI, Airton (Org.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p. 39-46.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.