A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE DANÇA EM UMA ESCOLA DE CAMPO
PROCESSOS DE CRIAÇÃO COREOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1421Palabras clave:
Dança escolar, Composição coreográficaResumen
O presente artigo resulta de reflexões sobre a prática do componente curricular Estágio em Dança III, do curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas/RS, realizada com estudantes do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Garibaldi (escola de campo). A proposta do estágio foi trabalhar composição coreográfica com os alunos para além do ato conhecer o conteúdo, mas também de dançar, estimular a criatividade e diferentes formas de expressão, conhecer novas possibilidades de movimentos, perceber a si mesmo e aos outros, e promover essas experimentações corporais que não estão presentes no dia a dia de forma gradual no decorrer das aulas. Para tanto foi utilizado nos processos a busca por movimentos do cotidiano para implementar essas práticas e na construção de repertório em relação a Dança e na construção do trabalho coreográfico desenvolvido coletivamente no desenvolvimento das competências das linguagens da BNCC.
Citas
ANCHIETA, J. Ginástica afro-aeróbica. Rio de Janeiro: Shape, 1995.
ARROYO, M. G. Currículo: território em Disputa. Petrópolis, RJ. Vozes, 2011.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Terceira Versão). Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC _publicacao.pdf.
CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 1, PP. 60-81, jan/jun 2003.
CALDEIRA, A. M. S. A formação de professores de educação física: quais saberes e quais habilidades? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 87-103, maio/ago. 2001.
FERREIRA, T.; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Educação e Arte, 14 ed. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários a Prática Educativa. 43a Ed. São Paulo: Editora Paz e terra; 2011.
FREITAS, H. C. Rumos da educação do campo. Em aberto, v. 24, n. 85,2011. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/. Acesso em: 13 jul. 2023.
MARQUES, I. Dançando na escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MARQUES, A. S. (2011). As concepções pessoais da criatividade em dança dos professores e alunos do ensino artístico. Projeto de Tese de Doutoramento em Ciências da Educação não-publicado, Universidade Nova de Lisboa.
MARQUES, A. S. et al. "Criatividade em Dança: conceções, métodos e processos de Composição Coreográfica no ensino da Dança". Revista Portuguesa de Educação Artística, 2013 (3), p. 47-59.
MOLINA, M. C.; FREITAS, H. C. A. Avanços e desafios na construção da educação do campo. Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, abr. 2011.
PEREIRA, SRC et all. Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis. Porto Alegre, n. 25, 2001.
NASCIMENTO, F. M. Avaliação no ensino superior: pistas para pensar as concepções e práticas avaliativas. 2022. 210 f. Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9549. Acesso em 29 jan. 2024.
SARAIVA, M. C. O sentido da dança: arte, símbolo, experiência vivida e representação. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 219-242, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2879
SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, nş 130, p. 99-134, jan. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000100006
STRAZZACAPPA, M. A Educação e a Fábrica de Corpos: a dança na escola. Caderno Cedes, Campinas, ano XXI, n. 53, abr./ 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000100005
SOUZA, M. A. C. O tornar-se professor de dança: experiências nas práticas de estágio. In: SOUZA, M. A. C; XAVIER, J. (org.). Tudo isto é dança, 1 ed. Salvador: ANDA editora, 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
ULISSES F. Araújo; KLEIN, Ana Maria.Escola e comunidade, juntas, para um cidadania integral.Cadernos Cenpec. São Paulo, SP. 2006. v. 1, n.2. Disponível em: http://homo.plataformadoletramento.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/134/166 DOI: https://doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.134
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marco Aurelio da Cruz Souza, Flávia Marchi Nascimento, Jean Dornelles Chagas, Filipe Iracet
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.