PARTILHA COMO MODO DE APRENDIZAGEM SENSÍVEL NA MIMESE COMPANHIA DE DANÇA COISA

Autores/as

  • Jeferson Cabral Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0002-5700-5879
  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1370

Palabras clave:

Dança; Oralidade; Partilha Sensível.

Resumen

O propósito do texto é perceber como bailarinas da Mimese Companhia de Dança Coisa (Mimese) compreendem a produção de partilha sensível (Rancière, 2005) dentro do processo de criação em dança que vivem, enquanto participantes do grupo. Como metodologia, o artigo usou da intepretação de escritos de Rancière e os aplicou nas entrevistas feitas com integrantes da companhia. Dessa maneira, há a compreensão, através das entrevistas com o elenco, que a partilha sensível se dá pelo fato de pessoas diversas terem acesso ao modo de produção de danças ao entrarem em contato com o trabalho desenvolvido pela diretora Luciana Paludo.

Biografía del autor/a

Jeferson Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Jeferson de Oliveira Cabral é dançarino, ator e professor. Ademais, é doutor em Artes Cênicas  pela UFRGS.

 

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Doutora, atriz e professora vinculado ao Instituto de Artes e PPGAC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Citas

BARBOZA. Entrevista (dados de pesquisa). Porto Alegre. Setembro de 2018.

BONILLA, Noel. A composição coreográfica: estratégias de fabulação, 2007. Disponível

em: https://docdanca.files.wordpress.com; Acesso em: 20 de outubro de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 21 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

KLEINUBING, Neusa Dendena. Quais saberes construímos no processo de ensinar e aprender dança? Revisitando bases epistemológicas. Conexões (Campinas. Online), v. 9, p. 199-218, 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v9i2.8637703

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro,

PALUDO, Luciana. O lugar da coreografia nos cursos de graduação em dança do Rio Grande do Sul, Brasil. Tese (Doutorado em Educação), UFRGS, Porto Alegre, 2015.

______. Mimese cia. De dança coisa expande seus experimentos, 2016. Disponível em http://lupaludomimese.blogspot.com. Acesso em 20 de outubro de 2023.

PLEIN. Entrevista (dados de pesquisa). Porto Alegre. Agosto de 2018.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: 34, 2005.

SCHONS. Entrevista (dados de pesquisa). Porto Alegre. Setembro de 2018.

Publicado

08/08/2024

Cómo citar

Cabral, J., & Bertoni dos Santos, V. L. (2024). PARTILHA COMO MODO DE APRENDIZAGEM SENSÍVEL NA MIMESE COMPANHIA DE DANÇA COISA. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1370. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1370

Número

Sección

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

Artículos similares

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a