FABULAÇÕES POSSÍVEIS EM TEMPOS DE OPACIDADE

O LÓCUS EDUCATIVO DE UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1342

Palabras clave:

Arte e educação, Exposição, Ação Educativa em Museus;

Resumen

A partir de la exposición de Arte Contemporáneo "En Tiempos de Opacidad", con obras de la colección de MAC – PR/Museo de Arte Contemporáneo de Paraná, realizada en la ciudad de Maringá – PR, surgió un desplazamiento hacia acciones educativas pensadas para conectar y acercar a las personas en torno a un debate urgente y también novedoso para el contexto local. Con la exposición, la acción educativa toma control de los espacios y moviliza toda una estructura para que las obras sean activadas a partir de la constitución de un pensamiento crítico, libre y dispuesto frente a las complejidades que rodean nuestro mundo y nuestra vida cotidiana. Presentamos aquí el camino recorrido, pensado y orquestado para que el arte y la educación trabajaran simultáneamente.

Biografía del autor/a

Cleberson Diego Gonçalves Maddox, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil

Cleberson Diego Gonçalves ou nome social Maddox. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras FACEL. Graduado em Artes Visuais pela Fundação Vizinhança Vale do Iguaçu (bolsista PROUNI). Professor Assistente do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atua nas linhas de arte decolonial, subjetividades e Sexualidade no grupo de pesquisa NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade Sexual, e atua em Estéticas decoloniais, poéticas subversivas, dissidências e decolonização do pensamento no grupo DOBRA - grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença. Desde 2009 tem experiência docente na Educação Infantil e séries Iniciais, séries Finais e Ensino Médio, tendo atuado na rede Municipal e Estadual de Ensino do Paraná.

Roberta Stubs, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR/Brasil

Artista, pesquisadora e psicóloga com doutorado em psicologia com ênfase em arte, gênero e produção de subjetividade pela UniversidadeEstadual Paulista (Unesp) de Assis. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), especialização em Saúde Mental e mestrado em História da Educação pela mesma instituição. Líder do DOBRA -Grupo de Pesquisa em Arte, Subjetividade, Educação e Diferença. Professora do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Com trabalhos em fotografia, vídeos, instalações e objetos, a artista tem explorado temas como o corpo, o tempo, a memória, o vazio e o transbordamento subjetivo. Possui experiência na área de psicologia, arte contemporânea e gênero, com ênfase em processos de subjetivação na contemporaneidade e políticas inventivas da vida

Citas

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Publicado

19/06/2024

Cómo citar

Diego Gonçalves Maddox, C., & Stubs, R. (2024). FABULAÇÕES POSSÍVEIS EM TEMPOS DE OPACIDADE: O LÓCUS EDUCATIVO DE UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1342. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1342

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