FABULAÇÕES POSSÍVEIS EM TEMPOS DE OPACIDADE
O LÓCUS EDUCATIVO DE UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1342Palabras clave:
Arte e educação, Exposição, Ação Educativa em Museus;Resumen
A partir de la exposición de Arte Contemporáneo "En Tiempos de Opacidad", con obras de la colección de MAC – PR/Museo de Arte Contemporáneo de Paraná, realizada en la ciudad de Maringá – PR, surgió un desplazamiento hacia acciones educativas pensadas para conectar y acercar a las personas en torno a un debate urgente y también novedoso para el contexto local. Con la exposición, la acción educativa toma control de los espacios y moviliza toda una estructura para que las obras sean activadas a partir de la constitución de un pensamiento crítico, libre y dispuesto frente a las complejidades que rodean nuestro mundo y nuestra vida cotidiana. Presentamos aquí el camino recorrido, pensado y orquestado para que el arte y la educación trabajaran simultáneamente.
Citas
BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da arte/educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA Ana Mae. (Org.). Arte/ educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Decreto n° 5.264, de 5 de novembro de 2004 - Institui o Sistema Brasileiro de
Museus e dá outras providências. In: MINISTÉRIO DA CULTURA. Política Nacional de Museus: relatório de gestão 2003-2006. [Brasília]: MinC/ IPHAN/ DEMU, 2006.
CHAGAS, Mário de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Chapecó: Argos, 2006.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo1: Ed. 34, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia. Trad. Joana Moraes Varela e Manuel Maria Carrilho. Rio de Janeiro: Assírio & Alvim, Lisboa, 2014.
DEWEY, John. Tendo uma experiência. In: Pragmatismo: textos selecionados. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Coleção Os pensadores).
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. São Paulo, Ed. Olho d’ Água. 1997.
HOOPER-GREENHILL, Eilean. Los museos y sus visitantes. Gijón: Trea, 1998.
LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem o moderno. São Paulo: Edusp, 1999. MUSEUMS and Galleries Commission. Educação em museus. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Fundação Vitae, 2001. (Série Museologia, 3).
MADDOX, Cleberson Diego Gonçalves. Decolonização do pensamento em arte e educação. Maringá, 2021. Tese de Doutorado, disponível em http://www.ppe.uem.br/teses.htm acessado em 21 de Maio de 2022.
MUNRO, Thomas & Jane Grimes. Educational Work at Cleveland Museum of Art. Cleveland. The Cleveland Museum of Art, 1952. Disponível em https://www.jstor.org/stable/428133 acessado em 19 de maio de 2022.
SANTOS, Maria Célia T. Moura. Museu e educação: conceitos e métodos. In: Encontros museológicos: reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro: MinC/IPHAN/DEMU, 2008.
STUBS, Roberta. Em tempos de Opacidades – [livro eletrônico] /
Curadoria de Roberta Stubs. Maringá, PR: 2022. Disponível em: https://www.mac.pr.gov.br/Pagina/Em-tempos-de-Opacidade acessado em 21 de maio de 22.
SUANO, Marlene. O que é museu. São Paulo:
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cleberson Diego Gonçalves Maddox, Roberta Stubs
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.