A AUTORREPRESENTAÇÃO COMO PRÁTICA DE SI

DESESTABILIZANDO DISCURSOS NORMATIVOS SOBRE A MULHER ARTISTA

Autores/as

  • Eva Alves Lacerda Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, SC/Brasil https://orcid.org/0000-0003-1008-9224
  • Silvana Barbosa Macedo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, SC/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1261

Palabras clave:

Feminismo. Processo Criativo. Pintura.

Resumen

Este artículo es una investigación en arte sobre la producción de un autorretrato que parte de la pregunta: ¿cómo la autorrepresentación femenina puede colaborar para contrarrestar los enunciados normativos sobre las mujeres? Para ello, me propongo investigar el discurso artístico como estrategia feminista para la creación de subjetividades no dominadas por el poder patriarcal; conceptualizar las prácticas del yo como una posibilidad que las artistas feministas han utilizado para discutir las relaciones de poder en la esfera privada; analizar el proceso creativo de un autorretrato pictórico como autopráctica en la construcción de discursos que contraponen narrativas cristalizadas sobre las mujeres.

Palabras clave: Feminismo. Proceso creativo. Cuadro.

Biografía del autor/a

Eva Alves Lacerda, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, SC/Brasil

Pesquisadora, artista visual e professora. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) - 2016, é mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da UEM (2018). Doutoranda em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UDESC. Membra do Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas. Atua como professora formadora nos cursos de Design e Artes Visuais EAD da Unicesumar. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Pintura Contemporânea, Estudos Culturais e Feminismo.

Silvana Barbosa Macedo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, SC/Brasil

PhD Fine Arts (2003) e MA Fine Arts (1999) - Northumbria University, Newcastle, UK. Pos-Doutorado UCS/CNPq. Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina, com experiência na área de Artes, com ênfase em Video Arte, pintura, multimeios, investigando principalmente os seguintes temas: colaboração artística, arte&ciência, ambientalismo e feminismos. www.silvanamacedo.com

Citas

BENATTI, Lucas. Sobre a (im)permanência e a captura pictórica do tempo. In: LACERDA, Eva. Inacabamentos. Florianópolis. Edição da autora, 2023

NOCHLIN, Linda: Porque não Houve Grandes Mulheres Artistas? Tradução Juliana Vacaro. São Paulo: Edições Aurora, 2016.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In O meio como ponto zero. BRITES, Blanca; TESSLER, Elida. Rio Grande do Sul: Editora da Universidade do Rio Grande do Sul, 2002, p.123-140.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

TRIZOLI, Talita. Atravessamentos feministas: um panorama de mulheres artistas no Brasil dos anos 60/70. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia e Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos: arte contemporânea de mulheres no Brasil e na Argentina. 2015. Tese (Doutorado em História Cultural) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

Publicado

04/12/2023

Cómo citar

Alves Lacerda, E., & Barbosa Macedo, S. (2023). A AUTORREPRESENTAÇÃO COMO PRÁTICA DE SI: DESESTABILIZANDO DISCURSOS NORMATIVOS SOBRE A MULHER ARTISTA. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1261. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1261

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