A AUTORREPRESENTAÇÃO COMO PRÁTICA DE SI
DESESTABILIZANDO DISCURSOS NORMATIVOS SOBRE A MULHER ARTISTA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1261Palabras clave:
Feminismo. Processo Criativo. Pintura.Resumen
Este artículo es una investigación en arte sobre la producción de un autorretrato que parte de la pregunta: ¿cómo la autorrepresentación femenina puede colaborar para contrarrestar los enunciados normativos sobre las mujeres? Para ello, me propongo investigar el discurso artístico como estrategia feminista para la creación de subjetividades no dominadas por el poder patriarcal; conceptualizar las prácticas del yo como una posibilidad que las artistas feministas han utilizado para discutir las relaciones de poder en la esfera privada; analizar el proceso creativo de un autorretrato pictórico como autopráctica en la construcción de discursos que contraponen narrativas cristalizadas sobre las mujeres.
Palabras clave: Feminismo. Proceso creativo. Cuadro.
Citas
BENATTI, Lucas. Sobre a (im)permanência e a captura pictórica do tempo. In: LACERDA, Eva. Inacabamentos. Florianópolis. Edição da autora, 2023
NOCHLIN, Linda: Porque não Houve Grandes Mulheres Artistas? Tradução Juliana Vacaro. São Paulo: Edições Aurora, 2016.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In O meio como ponto zero. BRITES, Blanca; TESSLER, Elida. Rio Grande do Sul: Editora da Universidade do Rio Grande do Sul, 2002, p.123-140.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 Edições, 2018.
TRIZOLI, Talita. Atravessamentos feministas: um panorama de mulheres artistas no Brasil dos anos 60/70. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia e Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos: arte contemporânea de mulheres no Brasil e na Argentina. 2015. Tese (Doutorado em História Cultural) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Eva Alves Lacerda, Silvana Barbosa Macedo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.