O LIVRO DE ARTE PARA CRIANÇAS

SOBRE ARTE CATARINENSE

Autores/as

  • Rafaela Catherine Bruch de Melo FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Carla Carvalho Universidade Regional de Blumenau-FURB

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1150

Palabras clave:

Livros de arte para crianças. Arte catarinense. Franklin Cascaes.

Resumen

O artigo aborda os livros de arte para crianças na área das Artes Visuais em Santa Catarina. É parte do projeto de pesquisa“O livro de arte para crianças: sobre arte catarinense”. Tem abordagem qualitativa, caráter exploratório, levantamento bibliográfico e análise de livros de arte para crianças. Objetivou-se compreender esse tema para elaboração de livros que visem a formação estética para mediação cultural. Como aporte teórico utilizou-se Petit (2008), Chartier (2002), Linden (2011), Santa’Anna (2000) e AUTOR 2 (2008). Foram analisados 7 livros: 3 sobre artistas catarinenses, 1 de atividades, 1 de história da arte regional, 1 Guia de Museu e 1 de imagens. Criou-se um livro com características interativas: um livro de atividades sobre Franklin Cascaes.

Biografía del autor/a

Rafaela Catherine Bruch de Melo, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, professora de Arte na Rede Municipal de Ensino de Blumenau, SC, Integrante do GP Arte e Estética na Educação, realizou pesquisa com financiamento do UNIEDU.

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau-FURB

Carla Carvalho, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, professora do Departamento de Arte e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB, Líder do GP Arte e Estética na Educação.

Citas

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. Editora Scipione. 2004.

BALLMANN, Regina. Beatriz Bona. Blumenau: Edição da Autora, 2010.

BALLMAN, Regina. Pedro Dantas. Blumenau: Editora HB, 2007.

JUNIOR, Hermes José Graipel (org). Franklin Cascaes: outros olhares. Florianópolis. Fundação Franklin Cascaes, 2011.

LEITE, Maria Isabel. Livros de arte para crianças: um desafio na apropriação de imagens e ampliação de olhares. Teias, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11/12, p. 1-11, jan./dez. 2005. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23991 /. Acesso em: 4 jun. 2022.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução: Dorothée de Bruchard. Editora Cosac Naify. 2011.

PETIT, Michéle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

SANT’ANNA E SILVA, Renata Teixeira Nascimento. Páginas de história: a criança, o livro e a arte. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicações e Artes) – Escola de comunicação e artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

Publicado

14/12/2022

Cómo citar

Bruch de Melo, R. C., & Carvalho, C. (2022). O LIVRO DE ARTE PARA CRIANÇAS: SOBRE ARTE CATARINENSE. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1150

Artículos similares

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.