A REINVENÇÃO DA DOCÊNCIA E A POÉTICA ARTÍSTICA NOS TEMPOS DE PANDEMIA ATRAVÉS DA ARTE POSTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1079

Palabras clave:

Docência em Artes Visuais, Poética Artística, Arte Postal

Resumen

Este texto ensaia a poética artística na docência e pensa os modos pelos quais o professor se reinventa e se repropõe para despertar um olhar contemporâneo e crítico com alunos. Compondo prática artística, experiências docentes e quadro teórico, buscamos propor algumas premissas acerca da docência no ensino da arte contemporânea. Dentre o referencial teórico, destacam-se Zordan (2007), Loponte (2013), Pillar (2001), entre outras. O estudo apresenta uma perspectiva de proposição e exercício de alternativas para trabalhar a poética artística neste momento em que se deu o isolamento social e a pandemia como um todo, do novo coronavírus. Entrelaçar as poéticas visuais com a docência, reinventando-a e, ao mesmo tempo, convocando o aluno a reflexionar sobre si mesmo, desde suas origens, sua história e expressando-se através do corpo. Como meio de produção para elaboração poética resgatamos a Arte postal, levando em consideração as atuais circunstâncias e em todo o contexto histórico atual permite aos envolvidos dialogarem sobre reflexões em torno da arte e seu entrelaçamento ao cotidiano.

Citas

CANCLINI, Néstor Garcia. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1984.

DIAS, Belidilson. Prefácio. IN: DIAS, Belidilson; IRWIN, Rita. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/R/Tografia. Santa Maria: ED.UFSM, 2013.

IRWIN, Rita. A/R/Tografia. IN: DIAS, Belidilson; IRWIN, Rita. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/R/Tografia. Santa Maria: ED.UFSM, 2013.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte para a Docência: estética e criação na formação docente. Arquivos analíticos de políticas educativas, v. 21, n. 25, p. 1-22, 2013. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v21n25.2013

NUNES, Andréa Paiva. Todo Lugar é Possível: A Rede de Arte Postal anos 70 e 80. 207f. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

OLIVEIRA, Ana Cristina Barbosa de; SANTOS, Carlos Alberto Batista dos; FLORÊNCIO, Roberto Remígio. Métodos e técnicas de pesquisa em educação. Revista Científica da FASETE, p. 36-50, 2019. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2019/21/metodos_%20e_tecnicas_de_pesquisa_em_educacao.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.

PROETTI, Sidney. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen, v. 2, n. 4, p. 1-23, 2017. DOI: https://doi.org/10.32459/revistalumen.v2i4.60

SARDELICH, Maria Emilia; NASCIMENTO, Erinaldo A. do; PAIVA, Camylla R. M. Projetos de cultura visual na educação básica: Outros modos de ver a cultura escolar. Palíndromo, n 14, p. 147-162, ago./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.5965/2175234607142015147

TOLEDO, Renata Ferraz de; JACOBI, Pedro Roberto. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 122, p. 155-173, jan./mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000100009

ZORDAN, Paola. Aula de artes, espaços problemáticos. In: Reunião Anual da ANPED, 30., 2007, Caxambu, RS. Anais [...] Caxambu, 2007: ANPEd, p. 1-13. 1 CD-ROM.

Publicado

18/03/2022

Cómo citar

Broda, G. C. da S. C., de Oliveira Andrade, G., & Schneider, D. (2022). A REINVENÇÃO DA DOCÊNCIA E A POÉTICA ARTÍSTICA NOS TEMPOS DE PANDEMIA ATRAVÉS DA ARTE POSTAL. Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1079

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.