ASPECTOS SUBJETIVOS EM LEONILSON

algumas possibilidades de análise

Autores/as

  • Matheus de Abreu Universidade Federal de Pelotas/Universidade Aberta do Brasil
  • Barbara Nogueira Universidade Federal de Pelotas/Universidade Aberta do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1066

Palabras clave:

Leonilson, Artes visuais, Subjetividade, Semiótica discursiva

Resumen

O artigo propõe-se a analisar três obras do artista visual Leonilson, explorando procedimentos da semiótica discursiva, a fim de compreender como se articulam os elementos do plano da expressão e do plano do conteúdo no desenho We look to the left (1989), na pintura Leo não consegue mudar o mundo (1989) e no desenho Converso no seio do Cristo (1993). Buscou-se ainda observar e identificar os aspectos marcantes da produção artística de Leonilson e apresentar breve contextualização sobre a semiótica discursiva. Ao final, concluiu-se que a semiótica discursiva pode contribuir para interpretações mais abrangentes de obras de artes visuais.  

Biografía del autor/a

Barbara Nogueira, Universidade Federal de Pelotas/Universidade Aberta do Brasil

Graduada em jornalismo pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz.

Citas

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Publicado

03/06/2022

Cómo citar

de Abreu, M., & Nogueira, B. . (2022). ASPECTOS SUBJETIVOS EM LEONILSON: algumas possibilidades de análise . Revista Da FUNDARTE, 49(49). https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1066

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