DE COMO MEU BANHEIRO VIROU MEU CAMARIM
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1049Palabras clave:
Dança, Deficiência, Isolamento SocialResumen
O presente texto apresenta o relato de experiência acerca do retorno à cena, ocorrido no ano de 2021 durante a período de confinamento social. Tal fenômeno se deu na ocasião da participação no espetáculo online, da portuguesa CIM Cia de Dança. Na composição da narrativa biográfica aqui exposta, utilizou-se como inspiração metodológica a escrita criativa, como exercício de composição de quatro pontos de vista em torno de um narrador em primeira pessoa. O relato aborda questões de dança e deficiência, educação somática, criação em dança e mediações tecnológicas.
Citas
ALBRIGHT, Ann Cooper Choreographing Difference: The Body and Identity in Contemporary Dance. Hanover, NH: University Press of New England, 1997.
DA COSTA PEREIRA, Mariza; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; FERREIRA, Tássia Fernandes. História e Memória: âncoras teóricas para a escrita biográfica. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-12, 2021.
FORTIN, S. Educação Somática: novo ingrediente da formação prática em dança, Salvador, Cadernos do Cepe-Cit, n, 2, p.40-55, 1999.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 4 ed. São Paulo: Cortez Ed., 2007.
LEPECKI, A. O Movimento na Pausa. In: Contactos. 2020. Disponível em: < https://contactos.tome.press/movimento-na-pausa/?lang=pt-br> Acesso em: 18 fev. 2021.
MILLER, J.; LASZLO, C.M. Corpos em conexão, corpos em presença. Revista Manzuá de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 3, n.2, p. 60 – 81. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/23207> Acesso em: 19 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.21680/2595-4024.2020v3n2ID23207
RODRIGUES, Flávio Luis Freire. A produção de texto na perspectiva da escrita criativa. Diálogo das Letras, v. 4, n. 1, p. 5-13, 2015. DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v4i1.1358
TAVARES, Gonçalo M. Atlas do corpo e da imaginação: Teoria, fragmentos e imagens. Alfragide: Editorial Caminho, 2013.
TEIXEIRA, Carolina. Deficiência em cena. João Pessoa: Ideia, 2011.
WOLFF, Silvia Susana. Momento de transição: em busca de uma nova eu-dança. 110 f. Tese (doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2010.
WOLFF____________. Sobre as potencialidades de pertencer à cena com um gato malhado, uma andorinha sinhá e outros diversos. In: Carla Vendramin; Hetty Blades; Kate Marsh; Sarah Whatley. (Org.). Trocando, movendo, traduzindo: pensamentos sobre dança e deficiência. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2019, v. 1, p. 182-199.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista da FUNDARTE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.