A EDUCAÇÃO MUSICAL E O BALLET CLÁSSICO

Autores

  • Patrick Aozani Moraes FUNDARTE
  • Sandra Rhoden FUNDARTE

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1239

Palavras-chave:

Educação musical; Percepção sonora; Ballet clássico.

Resumo

A presente investigação foi desenvolvida no curso de Especialização em Educação Musical para professores da Educação Básica, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul –Uergs, com uma turma do curso básico de Ballet Clássico da Fundação Municipal de Artesde Montenegro – FUNDARTE, tendo como objetivo principal aprimorar a percepção auditivadas alunas, possibilitando a construção de conhecimentos musicais. Com abordagemqualitativa, o método utilizado foi a pesquisa-ação, tendo como aporte teórico os estudos deSchafer ( 2011); Fonterrada (2004) e Schroeder (2000), que foram de suma importância paratecer relações entre a Música e o Ballet Clássico. Ao desenvolver atividades quecontemplassem a investigação, a escuta e a experimentação sonora, pude concluir que asalunas conseguiram compreender, identificar e caracterizar os sons presentes no seucotidiano. Desenvolveram uma escuta mais atenta ao repertório musical presente nas aulas deBallet,estabelecendo um diálogo constante ao executarem exercícios da técnica e coreografia.

 

Biografia do Autor

Patrick Aozani Moraes, FUNDARTE

Patrick Aozani Moraes

Professor, pesquisador, bailarino e coreógrafo. Licenciado em Dança e Pós-Graduando em Educação Musical pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Formado em Ballet Clássico pela Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, onde atualmente é professor. Atua como bailarino na "Malma" Cia de Dança" de Novo Hamburgo; no Grupo de Dança da Fundarte e na Troupe Xipô Dança-Teatro. É bailarino fundador do grupo “Singulativo Artístico”, este que se destina a desenvolver pesquisas performativas em dança. Participou de diversos congressos e seminários de formação de bailarinos e professores de dança. Em 2013 começou a desenvolver um trabalho solo sob orientação da profº Drª Cibele Sastre.

 

Sandra Rhoden, FUNDARTE

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Licenciada em Música, e, em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS. Tem experiência na área das Artes, com ênfase em Educação Musical e Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: musicalização infantil, educação infantil, iniciação às artes, pedagogia do piano e formação de professores. Desde 2013 é coordenadora do Polo FUNDARTE Arte na Escola. Atualmente é assessora da área de Artes Visuais na FUNDARTE.

 

Referências

BELEI, Renata; PASCHOAL, Sandra; NASCIMENTO, Edinalva; MATSUMOTO, Patrícia. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel | Pelotas [30]: 187 - 199, janeiro/junho 2008.

BOTELHO, Iguaraciara. A dança e a música como elementos construtores no processo ensino–aprendizagem. Disponivel em: <http://www.filologia.org.br/cluerjsg/anais/ii/completos/comunicacoes/iguaraciaradasilvazeferinobotelho.pdf> Acesso em 20 de set. 2016.

FONTERRADA, Marisa Trench de O. Música e meio ambiente: a ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. 2.ed. São Paulo: UNESP, 2011.

SCHROEDER. José Luis. A música na dança: reflexões de um músico. Campinas: UNICAMP, 156p. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, SP. 2000.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n.3, p.443-466, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

07.06.2023

Como Citar

Moraes, P. A., & Rhoden, S. (2023). A EDUCAÇÃO MUSICAL E O BALLET CLÁSSICO. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1239

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.