A EDUCAÇÃO MUSICAL E O BALLET CLÁSSICO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1239Palavras-chave:
Educação musical; Percepção sonora; Ballet clássico.Resumo
A presente investigação foi desenvolvida no curso de Especialização em Educação Musical para professores da Educação Básica, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul –Uergs, com uma turma do curso básico de Ballet Clássico da Fundação Municipal de Artesde Montenegro – FUNDARTE, tendo como objetivo principal aprimorar a percepção auditivadas alunas, possibilitando a construção de conhecimentos musicais. Com abordagemqualitativa, o método utilizado foi a pesquisa-ação, tendo como aporte teórico os estudos deSchafer ( 2011); Fonterrada (2004) e Schroeder (2000), que foram de suma importância paratecer relações entre a Música e o Ballet Clássico. Ao desenvolver atividades quecontemplassem a investigação, a escuta e a experimentação sonora, pude concluir que asalunas conseguiram compreender, identificar e caracterizar os sons presentes no seucotidiano. Desenvolveram uma escuta mais atenta ao repertório musical presente nas aulas deBallet,estabelecendo um diálogo constante ao executarem exercícios da técnica e coreografia.
Referências
BELEI, Renata; PASCHOAL, Sandra; NASCIMENTO, Edinalva; MATSUMOTO, Patrícia. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel | Pelotas [30]: 187 - 199, janeiro/junho 2008.
BOTELHO, Iguaraciara. A dança e a música como elementos construtores no processo ensino–aprendizagem. Disponivel em: <http://www.filologia.org.br/cluerjsg/anais/ii/completos/comunicacoes/iguaraciaradasilvazeferinobotelho.pdf> Acesso em 20 de set. 2016.
FONTERRADA, Marisa Trench de O. Música e meio ambiente: a ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. 2.ed. São Paulo: UNESP, 2011.
SCHROEDER. José Luis. A música na dança: reflexões de um músico. Campinas: UNICAMP, 156p. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, SP. 2000.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n.3, p.443-466, set./dez. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patrick Aozani Moraes, Sandra Rhoden
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.