A MÁSCARA E A GATA: ARTE NA QUARENTENA DE UM PRÉ-ADOLESCENTE
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/878Keywords:
Adolescência, processo de subjetivação, produções artísticasAbstract
O que a escola e as artes podem fazer nesta situação de distanciamento social e de ensino a distância? É desafiante para as e os professores e, muitas vezes, fica difícil ter uma noção dos efeitos na vida dos e das estudantes. O relato de produções artísticas de um menino de 11 anos, no 6º ano da escola, pode mostrar como elementos do ensino à distância podem provocar e inspirar o mundo imaginário de jovens. O relato mostra, também, que as condições familiares, bem como a compreensão e a estimulação de caminhadas próprias, são fatores importantes para uma produção artística que contribua para o processo de subjetivação.
References
CORSO, Diana; CORSO, Mário. Adolescência em cartaz: filmes e psicanálise para entendê-la. Porto Alegre: Artmed, 2018.
CONY, Carlos Heitor. Quase memória: quase romance. São Paulo: Companhia das Letras: 1995.
EISERMANN, Gottfried. Maske und Rolle. Tübingen: Mohr, 1991.
FREUD, Sigmund. (1908 [1907]). Escritores criativos e devaneios. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. IX. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 147-158.
HUIZINGA, Johan. (1938). Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.
LACAN, Jacques. (1959-1960). O seminário, livro 7: A ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
MARSILLAC, Ana Lúcia. Aberturas utópicas: arte, política e psicanálise. Curitiba: Appris, 2018.
PALACIO, Raquel J. Extraordinário. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
RODULFO, Ricardo. O brincar e o significante: um estudo psicanalítico sobre a constituição precoce. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
RUISINGER, M.M. Die Pestarztmaske im Deutschen Medizinhistorischen Museum Ingolstadt. N.T.M., n. 28, 2020, p. 235-252. DOI: https://doi.org/10.1007/s00048-020-00255-7
SANTA ROZA, Eliza. Quando brincar é dizer: a experiência psicanalítica na infância. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.