A EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS NO ENSINO SUPERIOR E A PEDAGOGIA DO VÍRUS EM TEMPOS DE COVID-19

Authors

  • Ricardo Henrique Ayres Alves Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/876

Keywords:

Educação, Artes Visuais, COVID-19

Abstract

Resumo: Este artigo debate alguns aspectos do impacto da epidemia provocada pelo COVID-19 no âmbito da educação em artes visuais no ensino superior, a partir de experiências pessoais do autor e também de pesquisas emergentes que discutem tal tema. Partindo da noção de pedagogia do vírus de Boaventura de Sousa Santos (2020), são discutidos o estabelecimento do ensino remoto, a dicotomia entre teoria e prática assim como o impacto do fechamento das instituições culturais para o ensino de artes visuais. Analisando tais tópicos, é possível aferir que a pandemia impôs novos desafios ao mesmo tempo que deu continuidade a debates já existentes na área, revestindo-os de uma nova emergência diante da suspensão de atividades presenciais.

Palavras-chave: educação em artes visuais; ensino superior; COVID-19.

Author Biography

Ricardo Henrique Ayres Alves, Universidade Estadual do Paraná

Doutor e Mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS). Bacharel em Artes Visuais (FURG). Professor do Centro de Artes da EMBAP/UNESPAR. E-mail: ricardohaa@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4021-9168.

References

BARRETO, Umbelina Maria Duarte. Espiando pelo buraco da fechadura: o conhecimento de artes visuais em nova chave. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

DEFOE, Daniel. Um diário do Ano da Peste. 3. ed. Tradução: Eduardo San Martin. Porto Alegre: Artes e ofícios, 2014.

HALAL, Fernando. Para onde vai a arte após a pandemia? Professores do ILA projetam rumos estéticos e a difusão da produção artística após o isolamento social. Rio Grande, 17 jun. 2020. Disponível em: https://www.furg.br/noticias/noticias-cultura/para-onde-vai-a-arte-apos-a-pandemia. Acesso em: 18 jan. 2021.

PARAGUAI, Luisa; ALMOZARA, Paula. “Coletas em incursões cotidianas” e “notações”: exercícios poéticos no contexto de distância social. Art&Sensorium, Curitiba, v.7, n.2, p. 207 – 217, 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.207-217

SAN MARTIN, Eduardo. A ficção factual de Daniel Dafoe In: DEFOE, Daniel. Um diário do Ano da Peste. 3 ed. Tradução: Eduardo San Martin. Porto Alegre: Artes e ofícios, 2014. p. 7-14.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra, Portugal: Almedina, 2020.

SCHENKEL, Camila. Em quarentena: apontamentos sobre educação em museus em tempos de pandemia. Porto Arte, Porto Alegre: v. 25, n. 43, p. 1-16, jan-jun, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.108108. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/108108/58684. Acesso em: 5 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.108108

WOSNIAK, Fábio e LAMPERT, Jociele. Noções sobre a filosofia da arte como experiência durante a pandemia em 2020. Art&Sensorium, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 142-152, 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.142-152

ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Artes visuais e ensino remoto: paroxismo nas interações em tempos de pandemia. Palíndromo, v. 13, n. 29, p. 38-53, 2021. DOI: https://doi.org/10.5965/2175234613292021037

Published

30/03/2021

How to Cite

Ayres Alves, R. H. (2021). A EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS NO ENSINO SUPERIOR E A PEDAGOGIA DO VÍRUS EM TEMPOS DE COVID-19. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/876

Similar Articles

<< < 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.