EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DE JOVENS E ADULTOS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL INTELECTUAL: RECURSOS DE APRECIAÇÃO MUSICAL

Authors

  • Edson Ribeiro Biondo Júnior Programa de Pós-Graduação da UERGS - Mestrado em Educação.
  • Diewerson do Nascimento Raymundo Programa de Pós-Graduação da UERGS - Mestrado em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/759

Keywords:

Educação Musical Especial, Apreciação Musical Ativa, Diversidade Funcional Intelectual.

Abstract

Este artigo compartilha uma pesquisa, ainda em andamento, que tem buscado compreender como a apreciação musical pode compor a prática pedagógica de docentes que trabalham com jovens e adultos com diversidade funcional intelectual. A pesquisa-ação, como metodologia de pesquisa oferece apoio às investigações em grupo, registradas por diário de campo e vídeos das aulas ministradas em uma escola especial. A fundamentação teórica se dá pelo diálogo entre educação musical e educação especial; do conceito de diversidade funcional e práticas de apreciação musical. Os resultados parciais demostram benefícios ao fazer e à aprendizagem musical dos alunos que tiveram contato com musicogramas e musicovigramas nas aulas de música.

 

Author Biographies

Edson Ribeiro Biondo Júnior, Programa de Pós-Graduação da UERGS - Mestrado em Educação.

Professor de Música da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Licenciado em música(IPA)

Especializa em educação musical (UERGS)

Mestrando da pós-graduação em educação da UERGS.

Diewerson do Nascimento Raymundo, Programa de Pós-Graduação da UERGS - Mestrado em Educação.

Ator e arte/educador, realiza assessoria educativa em arte nos espaços educativos do Sesc/RS. Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação da UERGS. Desenvolve pesquisas sobre artes especialmente práticas corporais destinadas às crianças pequenas

References

BUENO, Silveira. Minidicionário da língua brasileira. São Paulo: FTD, 2001.

DÍAZ-POSADA, Leidy Evelyn; RODRÍGUEZ-BURGOS, Lilian Patricia. Educación inclusiva y diversidad funcional: Conociendo realidades, transformando paradigmas y aportando elementos para la práctica. Colômbia: Universidade do Norte. 2016; (24):43-60. ISSN: 1657-2416. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=85346806005>. Acesso em: 15/01/2020 DOI: https://doi.org/10.14482/zp.24.8721

GREBORE, André Luiz. O Gesto Na Audição Ativa Do Método Orff/Wuytack. Anais. Simpósio de estética e filosofia da música – SEFiM/UFRGS. V.1, N.1.UFRGS: Porto Alegre, 2013. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sefim/ojs/index.php/sm/article/view/143/163>. Acesso em: 09/06/2019.

LOURO, Viviane. Educação musical e deficiência: quebrando os preconceitos. Site da autora. 2013a. Disponível em: <https://musicaeinclusao.files.wordpress.com/2013/06/educacao_musical_e_deficiencia_quebrando_os_preconceitos.pdf>. Último acesso em: 12/12/2018.

LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. 1ª ed. – São Paulo: Editora Som, 2012.

MORALES, D. S.; BELLOCHIO, C. R. A educação musical especial em produções dos Encontros Nacionais da ABEM. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 18º e Simpósio Paranaense De Educação Musical, 15º, 2009, Londrina. Anais. Londrina: ABEM, 2009. p. 114-126

OLIVEIRA, Joílson Almeida de; OLIVEIRA, Pedro Augusto Dutra de. Musicogramas e musicovigramas: possibilidades de apreciações musicais na sala de aula. Educação, Batatais, V. 9, N. 2, p. 75-89, jan./jun. 2019.

PALACIOS, Agustina; ROMAÑACH, Javier. El modelo de la diversidad: la Bioética y los Derechos Humanos como herramienta para alcanzar la plena dignidad en la diversidad funcional. edra a oru a diciones iversitas- AIES, 2006.

PALHEIROS, Graça Boal. BOURSCHEIDT, Luís. JosWuytack- A pedagogia musical ativa. In: Pedagogias em educação musical. Teresa Mateiro, Beatriz Ilari (Org) – Cutitiba: Intersaberes, 2012.

PEREIRA, Ray. Diversidade funcional: a diferença e o histórico modelo de homem-padrão. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, n.3, jul.-set. 2009, p.715-728. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702009000300009

ROMAÑACH, Javier; LOBATO, Manuel. Diversidad funcional, nuevo término para la lucha por la dignidad en la diversidad del ser humano. Foro de Vida Independiente, p. 1–8, 2005.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18ªed. – São Paulo: Cortez, 2011.

TRIP. David. Pesquisa-ação: Uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

WUYTACK, Jos. Palheiros, Graça Boal. Audición musical activaconelmusicograma. Eufonía. Didáctica de la Música. Logroño, La Rioja (Espanha) - num 47 - pp.43-55 - julio 2009. Disponível em: <http://www.awpm.pt/docs/EufoniaMai09.pdf>. Acesso em: 16/07/2019.

Published

27/06/2020

How to Cite

Ribeiro Biondo Júnior, E., & do Nascimento Raymundo, D. (2020). EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DE JOVENS E ADULTOS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL INTELECTUAL: RECURSOS DE APRECIAÇÃO MUSICAL. Revista Da FUNDARTE, 41(41). https://doi.org/10.19179/2319-0868/759

Similar Articles

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.