Actividad y experiencia en educación musical especial: un estudio en el contexto de México

Authors

  • Leonardo da Silveira Borne Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral Universidad Nacional Antónoma de México
  • Helena Muciño Guerra Universidade do Texas em El Paso (UTEP)

Keywords:

Educação musical especial, formação de professores de música, trabalho docente

Abstract

Este escrito visa compreender a experiência e a atuação de professores de música que trabalham com pessoas com deficiência no contexto do México. A partir de um estudo multi-caso exploratório, usando entrevistas semi-estruturadas, discutimos os processos identificados nesta realidade à luz da teoria do trabalho docente (Tardif; Lessard, 2008). As análises giram em torno: 1) à construção da experiência docente, 2) à construção de sua prática educativa, e 3) ao seu processo de formação para atuação em dita realidade. Em conjunto, estes aspectos nos oferecem subsídios à compreensão deste fenômeno e, consequentemente, proposições que têm o intuito de incorporar à formação do educador musical a realidade da educação musical especial.

Author Biographies

Leonardo da Silveira Borne, Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral Universidad Nacional Antónoma de México

Flautista, bacharel em música - Habilitação Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação - Educação Musical pelo PPG Educação da UFRGS (PPGEDU/UFRGS), graduando em Musicoterapia pela Faculdades EST (EST - São Leopoldo) e Professor Assistente da Universidade Federal do Ceará (UFC - Campus Sobral). Atuou e tem experiência profissional nas áreas de musicoterapia - avaliação, reabilitação, prevenção (deficiências mentais, cuidado paliativo, doenças neurodegenerativas); educação especial e inclusão. Também realizou pesquisa sobre o desenvolvimento infantil, enfatizando as aquisições e o processo de aprendizagem da música num contexto não-formal e suas relações com o desenvolmento global. Atua e tem experiência na área de educação musical, formação de professores e educação continuada, educação à distância e pedagogia universitária. Atualmente realiza seu doutoramento no Posgrado en Música - Universidad Nacional Autónoma de México (ENM/UNAM), área de concentração educação musical, investigando o processo de ensino-aprendizagem-avaliação de solfejo. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical (EDUCAMUS), vinculado ao PPG em Educação da UFRGS e do Seminario Permanente sobre Investigación e Innovación Didática (FES-Acatlán / UNAM-México).

Helena Muciño Guerra, Universidade do Texas em El Paso (UTEP)

Bacharel em Música - habilitação clarinete pela Universidad Autónoma de Ciudad Juarez (UACJ). Mestre em Música - Educação musical pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Doutoranda em Educação pela Universidade do Texas em El Paso (UTEP). Tem experiência como professora de música no nível básico e médio em várias instituições em Ciudad Juarez e Cidade do México, assim como de nível superior na Universidad Autónoma Benito Juarez de Oaxaca (UABJO), também tem experiência na área da educação musical especial com trabalho na oficina de musicoterapia da UNAM. Atualmente, realiza seu projeto de doutorado sobre formação e identidade de professores de música na zona de fronteira de Ciudad Juarez, Chihuahua (México) - El Paso, Texas (Estados Unidos).

References

BASTIÃO, Zuraida Abud. A abordagem AME: elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 23, mar. 2010.

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005.

BORNE, Leonardo. Pensando la evaluación como parte de um processo triple en la educación musical: primeras aproximaciones y consideraciones. In: Congreso Internacional de Educación: Evaluación. Memorias... Tlaxcala: UATx, 2014.

___. Tecnologías en la educación musical a distancia en contextos universitarios brasileños: una mirada hacia la práctica docente. Cuadernos de Musica, Artes Visuales y Artes Escenicas, v. 11, p. 80-95, 2016.

BORNE, Leonardo; MAFFIOLETTI, Leda. Yo y Los Otros: Relaciones e interacciones en la Educación Musical a distancia. Algunas miradas docentes. Revista Neuma, v. 8, p. 184-212, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

KRÜGER, Susana Ester. Educação musical apoiada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): pesquisas, práticas e formação de docentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 14, mar. 2006.

MÉXICO, Secretaria de Educación Pública de México. Artes. Música. Guía de trabajo. Primer Taller de Actualización sobre los Programas de Estudio 2006. En <http://basica.sep.gob.mx/reformaintegral/sitio/pdf/secundaria/acompanamiento/primerTaller/musicaguia.pdf>. Consultado el 3 de agosto del 2014.

___. Decreto de 26/02/2013 que reforma artículos de la Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos. En http://dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo= 5288919&fecha=26/02/2013. Consulta el 15 de julio del 2014.

XXXX. 2015.

OTT, Pamela. Music for Special Kids: Musical Activities, Songs, Instruments and Resources. Jessica Kingsley Publishers, 2011.

PENNA, Maura. Mr. Holland, o professor de música na educação básica e sua formação. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 23, mar. 2010.

PIMENTA, Selma G. (org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2009.

SANMARTÍ, Neus. 10 Ideas Clave: Evaluar para aprender. Barcelona: Graó, 2007

SANTOS GUERRA, Miguel Ángel. Una flecha en la Diana: la evaluación como aprendizaje. Madrid: Narcea, 2003.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Trabalho Docente - elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2008.

WOODHOUSE, D.; MCDOUGALL, A, Computers Promise and Challange in Education. Oxford: Blackwell Scientific Publications, 1986.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Published

30/06/2016

How to Cite

Borne, L. da S., & Guerra, H. M. (2016). Actividad y experiencia en educación musical especial: un estudio en el contexto de México. Revista Da FUNDARTE, (31), P.70 - P. 88. Retrieved from https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/330

Similar Articles

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.