O TEMPO DO BRINCAR: NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA

Autores

  • Marina Di Napoli Pastore Doutoranda da Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.831

Palavras-chave:

crianças, fotografia, Moçambique.

Resumo

Em África, as crianças e imagens que aparecem com maior frequência são as associadas às faltas, negatividade e explorações diversas. Como dizia Cascudo (2001, p. 229), “raro é o registro do viajante europeu sobre o brinquedo do menino africano. Preocupam-se todos em fixar aspectos sociais, soberanos, corte, protocolo, superstições, produtos, escravaria, guerras, ângulos antropométricos, religiões.”. Este ensaio traz imagens feitas com crianças e por elas em Moçambique, em momentos do cotidiano, em que as potências e as trocas ganhavam contornos e espaços, possibilitando outras narrativas para suas histórias.

Biografia do Autor

Marina Di Napoli Pastore, Doutoranda da Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal
de São Carlos. Doutoranda em mobilidade estudantil – edital PDSE CAPES 47/2018. Mestre em
Terapia Ocupacional Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora Núcleo Amanar – Casa das
Áfricas. Colaboradora no Projeto Munthi Wa Swivanana (Moçambique).

Publicado

30.09.2020

Como Citar

Pastore, M. D. N. (2020). O TEMPO DO BRINCAR: NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–11. https://doi.org/10.19179/2319-0868.831