A CONSTRUÇÃO DO CORPO DOCE DA BAILARINA DA CAIXINHA DE MÚSICA

Autores

  • Daniela Grieco Nascimento e Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marcia Gonzalez Feijó Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/819

Palavras-chave:

Balé clássico, Corpo Doce, Bailarina da Caixinha de Música.

Resumo

Este artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, objetiva refletir sobre a construção do corpo da bailarina clássica. Como as mulheres predominam na prática do balé seu corpo foi representado por meio das relações de poder estabelecidas pela sociedade e pela cultura. Foi construído um corpo doce para a bailarina onde são inscritos os discursos hegemônicos masculinos em relação à feminilidade, criando a figura da bailarina da caixinha de música, símbolo de beleza, graça, leveza, pureza, submissão. Mas novas formas de relações de poder e saber estão sendo tecidas e já começam a rachar velhos paradigmas em relação às mulheres, possibilitando maior igualdade entre os gêneros e que estes reflitam no mundo do balé.

 

Biografia do Autor

Daniela Grieco Nascimento e Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós Doutoranda em Gerontologia (UFSM), Doutora em Educação - Linha de Pesquisa Educação e Artes - na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano, Especialista em Psicopedagogia - Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano, Mestre em Educação - Ênfase na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Ação Coletiva - pelo Centro Universitário La Salle. Possui formação em balé pela Escola de Ballet Ivone Freire. Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação - GEPAEC - UFSM, e do Grupo de Estudos em Educação, Arte e Cultura (GEEDAC) - UFSM. Atualmente é diretora artística, coreógrafa e professora de balé na ONG Royale Escola de Dança e Integração Social, em Santa Maria - RS. Tem experiências nas áreas de Educação e Arte, com ênfase em Educação das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, gênero, estudos feministas.

Marcia Gonzalez Feijó, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora na Universidade Federal de Santa Maria (CEFD) nos cursos de Dança Licenciatura ; Cursos de Bacharelado e Licenciado em Educação Física. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física (UFSM). Doutorado em Educação, na linha Educação e Arte ( UFSM). Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria.Formação em Dança para Bailarino de corpo de Baile com vários cursos complementares nesta área. Certificada pela Polestar -Certiefeld Pratciitioner of Pilates Studio, como instrutora. Atua nas seguintes temáticas: Dança; Educação Somática;Terapias do corpo; Processos de criação em dança; com ênfase nos estudos do corpo, arte, cultura e qualidade de vida.

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

Silva, D. G. N. e, & Feijó, M. G. (2020). A CONSTRUÇÃO DO CORPO DOCE DA BAILARINA DA CAIXINHA DE MÚSICA. Revista Da FUNDARTE, 43(43), 1–21. https://doi.org/10.19179/2319-0868/819

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