A BRINCADEIRA DE FICÇÃO: ESTUDO DA ATUAÇÃO DA CRIANÇA EM CENA

Autores

  • Tiago Cruvinel Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/793

Palavras-chave:

Criança, Brincadeira de ficção, Preparação, Cinema

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a especificidade da brincadeira de ficção no contexto da atuação da criança em cena. A brincadeira de ficção pode ser entendida como uma forma de expressão corporal sofisticada, em que as crianças representam papeis sociais. O “faz de conta” aqui é percebido como a forma dramática primeira, de modo que essa informação e auxilia na compreensão do processo criativo da criança ‒ via atuação/dramatização ‒, contribuindo com a preparação e a direção de crianças-atores, dado que o “faz de conta” diz muito da cultura da própria criança, da capacidade natural que ela tem de atuar com seu corpo.

Biografia do Autor

Tiago Cruvinel, Instituto Federal de Minas Gerais

Ator e professor do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Betim.
É doutor (2017) em Artes pela Universidade de Brasília – UnB e possui um pós-doutorado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Autor do livro “Crianças em cena: Análise da atuação e de processos criativas com crianças-atores” (Editora CRV, 2015) e um dos
organizadores da série “Pedagogia das Artes Cênicas” (volumes 1, 2 e 3). Foi vice-coordenador do grupo de trabalho “Pedagogia das Artes Cênicas” da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas –
ABRACE. (2017-2018).

Referências

ALI, Rubina. O sonho de Rubina. Escrito em colaboração com Anne Berthod e com a participação de Divya Dugar. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.

BOMTEMPO, Edda. A brincadeira de faz de conta: lugar do simbolismo, da representação, do imaginário. In: KISHIMOTO, Tizuko (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez,1999. p. 57-72.

CRUVINEL, Tiago de Brito. A criança-ator no cinema: jogando na sétima arte. 2017. 195 f., il. Tese (Doutorado em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

CRUVINEL, Tiago. Criança em cena: análise da atuação e de processos criativos com crianças-atores. Curitiba: Editora CRV, 2015.

KOUDELA, Ingrid; ALMEIDA JÚNIOR, José Simões (Org.) Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva; SP Escola de Teatro, 2015.

LES ÉPHÉMÈRES. Filmado por Bernard Zitzermann, Mise en scène de Ariane Mnouchkine. França: Le Théâtre du Soleil, Bel Air Media, ARTE France, Centre National de la Cinématographie, 2009. 1 filme (5h47min), sonoro, legenda, color. 16/9.

MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade (entrevista). In: Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, v. 1, n. 15, p. 74-82, ago. 2001.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

PONETTE. Direção de Jacques Doillon, 1996. França: FOX LORBER: OBRAS PRIAS [Edição especial de colecionador]. 1 filme (97 min.), sonoro, color., NTSC.

PROTAT, Zoé. La direction d’acteur – jouer de confiance. Ciné-Bulles, v. 29, n. 1, p. 38-41, 2011.

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? Direção de Danny Boyle. 2009. Reino Unido: Warner Bros. Pictures. 1 filme (120 minutos), sonoro, color., NTSC.

RAMEAU, Laurence. Pourquoi les enfants jouent-ils?. In: Psychologie de l’enfant: état des lieux. Sciences Humaines, France, n. 259, p. 44-45, Mai., 2014. DOI: https://doi.org/10.3917/sh.259.0010

SARMENTO, Manuel. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação (Pelotas), v. 12, p. 1-18, 2003. Disponível em: <http://www.titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_infancia/Cultura%20na%20Infancia.pdf>. Acesso em 7 jun. 2017.

VIGOTSKI, Lev. Imaginação e criação na infância. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

30.09.2020

Como Citar

Cruvinel, T. (2020). A BRINCADEIRA DE FICÇÃO: ESTUDO DA ATUAÇÃO DA CRIANÇA EM CENA. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–13. https://doi.org/10.19179/2319-0868/793

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.