A CONSTRUÇÃO DA DISPOSIÇÃO NARRATIVA EM UMA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA SOBRE O DESPERTAR MUSICAL

Autores

  • Fernando Moreira Falcão Neto Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Luiz Botelho Albuquerque Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/760

Palavras-chave:

Despertar musical, Estudantes de escolas públicas, Pesquisa (auto)biográfica.

Resumo

Nesta publicação, compartilha-se o processo de investigação metodológica para o desenvolvimento de uma pesquisa sobre iniciações musicais em Fortaleza. Orientado pelo objetivo de acompanhar o processo do despertar musical de estudantes de escolas públicas, optou-se por desenvolver uma pesquisa (auto)biográfica, na qual estruturou-se um ateliê nomeado Círculo Reflexivo Biográfico (CRB). O dispositivo permite a construção gradual de uma abertura narrativa dos agentes colaboradores da pesquisa. Como resultado inicial, apresenta-se discussão sobre narrativas elaboradas com o uso da linguagem visual.

Biografia do Autor

Fernando Moreira Falcão Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Jornalista, Designer Educacional e mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Luiz Botelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Música, Composição e Regência. Mestre em Educação e Doutor em Sociologia da Educação. 

Referências

ASIHVIF, ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DAS HISTÓRIAS DE VIDA EM FORMAÇÃO. Carta da ASIHVIF: nossa carta. In: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica. Salvador, v. 01, n. 01, p. 177-179, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.31892/bpab2525-426X.2016.v01.n01.p177-179

BARROSO, Gustavo. Terra de Sol. Rio de Janeiro: Benjamin de Aguila Editor, 1912.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método autobiográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 31-58.

GALENO, Juvenal. Lendas e canções populares. Fortaleza: Editora Henriqueta Galena, 1969.

MOTA, Leonardo. Cantadores. Rio – São Paulo – Fortaleza: ABC editora, 2002.

OLINDA, Ercília de. Grupo Fantasia: esperança, responsabilidade e alegria. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2009.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. In.: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 329-343, maio/ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200009

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa – Tomo 1. Campinas: Papirus editora, 1994.

ROGÉRIO, Pedro. Pessoal do Ceará: formação de um campo e um habitus musical na década de 1970. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2006.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal - aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras e FAPESP, 2005.

SILVA, Marcos Antônio Nunes da. Música cearense através do canto coral: estudo de caso com o grupo Phylos. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza, 2016.

SILVINO, Izaíra. ...ah, se eu tivesse asas... Fortaleza, Expressão Gráfica e Editora

Ltda, 2007.

Downloads

Publicado

31.03.2020

Como Citar

Falcão Neto, F. M., & Albuquerque, L. B. (2020). A CONSTRUÇÃO DA DISPOSIÇÃO NARRATIVA EM UMA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA SOBRE O DESPERTAR MUSICAL. Revista Da FUNDARTE, 40(40), 166–187. https://doi.org/10.19179/2319-0868/760

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.