A FORMAÇÃO DO TECLADISTA DE INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS: CONSIDERAÇÕES DE PESQUISA E REFLEXÕES

Autores

  • Maria Benincá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Teclado eletrônico, tecladistas, formação musical

Resumo

Este artigo apresenta um recorde de uma pesquisa de mestrado que tratou, entre outras questões, da formação dos tecladistas de instrumento eletrônico. A partir da pesquisa, constatou-se os caminhos formativos dos tecladistas envolvem processos de socialização e socialização musical (BERGER; LUCKMANN, 2014; NANNI, 2001; SETTON, 2008, 211), além de elementos característicos da aprendizagem da tecnologia da música (CHALLIS, 2009; COOPER, 2009; DILLON, 2009; FIELD, 2009; SAVAGE, 2009). O teclado eletrônico, que traz em si tanto os aspectos da performance nas teclas como por meio da tecnologia, representa um desafio para a educação musical e um caminho para a transformação da mesma, possibilitando um ensino criativo e experimental.

Biografia do Autor

Maria Benincá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Maria Benincá é bacharela em Música, com habilitação em piano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestra em Música - área de concentração Educação Musical pela mesma universidade. Atualmente, é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Referências

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Publicado

14.07.2017

Como Citar

Benincá, M. (2017). A FORMAÇÃO DO TECLADISTA DE INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS: CONSIDERAÇÕES DE PESQUISA E REFLEXÕES. Revista Da FUNDARTE, (33), 93–113. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/441

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