O estudo da cultura africana e afro-brasileira na formação inicial do professor de arte

Autores

  • Mariza Missako Sakamoto Faculdade Mozarteum de São Paulo

Palavras-chave:

arte afro-brasileira, ensino de arte, formação docente

Resumo

O artigo aborda o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na escola, previsto na lei 10.639/03, com o objetivo de apresentar a complexidade deste assunto para promover a desconstrução de preconceitos e estereótipos, respeitando-se as diferenças através da aquisição de conhecimento. É abordado o conceito de cultura africana e afro-brasileira e sua inserção no contexto escolar. A pesquisa indica a importância deste estudo na formação inicial do professor de arte, relatando uma experiência no curso de Artes Visuais da Famosp, que culminou no projeto Totens, integrando pesquisa, criação, elaboração de oficina e participação em fórum e simpósio, possibilitando metodologias de ensino e ampliação do saber no campo da educação através da arte.

Biografia do Autor

Mariza Missako Sakamoto, Faculdade Mozarteum de São Paulo

Professora universitária nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia.

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Publicado

06.10.2014

Como Citar

Sakamoto, M. M. (2014). O estudo da cultura africana e afro-brasileira na formação inicial do professor de arte. Revista Da FUNDARTE, (28), P. 153–167. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/35

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