O ensino particular de música e o tempo de lazer: Um estudo de caso na perspectiva de três alunos adolescentes.

Autores

  • Tiago Oliveira IFRS e SMED - Porto Alegre

Palavras-chave:

Sociologia da educação musical, sociologia do lazer, ensino particular de música.

Resumo

O presente artigo tem a intenção de apresentar e discutir os dados obtidos em um estudo de caso realizado ao longo de quinze meses com três alunos adolescentes. O estudo de caso foi desenvolvido com o intuito de observar a rotina de estudo do instrumento que jovens estabelecem dentro de sua vida cotidiana e verificar possíveis transformações que a prática desenvolvida acarreta na relação dos alunos com a música. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas e observações. Apoiado nas discussões de Dumazedier (1999) sobre o tempo livre dos jovens e as análises de Pronovost (2011) sobre a educação no tempo livre, devidamente imbricadas às especificidades da aula particular de música.

Biografia do Autor

Tiago Oliveira, IFRS e SMED - Porto Alegre

Licenciado em Música (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS),tendo por orientadora a Profa. Dra. Jusamara Souza. Possui Bacharelado em Música - instrumento violão (2002) pela UFRGS sob orientação do Prof. Dr. Márcio de Souza e da Profa. Ma. Flávia Domingues Alves. Realizou aulas de aperfeiçoamento com o renomado concertista Eduardo Isaac, Argentina. Participou de masterclasses com musicistas de grande destaque internacional, como : Frank Bungarten (Alemanha), Felix Renggli (Suíça), Eduardo Fernandez (Uruguai), Abel Carlevaro (Uruguai) e Mario Ulloa (Costa Rica). Atua há 16 anos como professor de música no ensino privado, em escolas de música, projetos sociais e na rede regular de ensino. É professor da rede municipal de ensino de Porto Alegre e membro do grupo de pesquisa Educação Musical e Cotidiano (CNPq/UFRGS) desenvolvendo investigações sobre ensino privado de música, música no espaço escolar e sociologia da educação musical.

Downloads

Publicado

30.12.2015

Como Citar

Oliveira, T. (2015). O ensino particular de música e o tempo de lazer: Um estudo de caso na perspectiva de três alunos adolescentes. Revista Da FUNDARTE, (30), P. 113–125. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/318

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.