ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO NARRADOR COM VISTAS À MEDIAÇÃO

Autores

  • Lovani Volmer Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil
  • Flavia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul - UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1488-0534
  • Rosemari Lorenz Martins Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0658-5508

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1553

Palavras-chave:

narrativa literária infantil, funções do narrador, leitura, discurso

Resumo

Este estudo busca ampliar as funções do narrador, responsável pela condução da nossa leitura, por nos aproximar ou distanciar, nos mostrar ou esconder, nos envolver, ora mais ora menos, no mundo narrado. A partir da análise dos aspectos que compõem a história e o discurso da obra Quando eu era pequena, de Adélia Prado, discutimos a possibilidade de o narrador ser também mediador simbólico de leitura. Com base nas análises, consideramos que o narrador, para além de suas características já reconhecidas, é também mediador simbólico no processo de leitura, desde que, como na obra analisada, manifeste profundo conhecimento sobre o narrado e seja, portanto, um sábio; leve em consideração o universo de expectativa do leitor; e o desafie.

Biografia do Autor

Lovani Volmer, Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil

Possui graduação em Letras - Português/Alemão, pela Unisinos (1994), e em Pedagogia, pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (2021). É pós-graduada em Informática Educativa, pela Feevale (2001), em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2021), e em Mentored Teacher Education Programme, pela Tampere University da Finlândia (2023). É mestre em Letras, ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008), e doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens, pela UCS/Uniritter (2015). É professora na Universidade Feevale, onde já foi diretora pedagógica da Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação. Atualmente é professora nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia, com atuação no projeto de extensão "Jovem Aprendiz Feevale", e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É coordenadora dos cursos de graduação em Artes Visuais - licenciatura (presencial e digital) e bacharelado e Letras (presencial e digital). É vice-líder do Grupo Observatório de Leitura e Literatura - OLLI, cadastrado no CNPq. Possui longa experiência na educação básica, tanto na docência quanto na gestão, e na formação continuada de professores. Pesquisa especialmente os seguintes temas: letramento e alfabetização; leitura e alfabetização; leitura e formação do leitor; leitura do texto literário no contexto escolar; PNBE; gestão escolar; formação de professores; inclusão.

Flavia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul - UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil

Sou estudante desde antes de entrar na escola de classe multisseriada no interior de Caxias do Sul. Descobri, sendo professora, que esse era um caminho para eu continuar estudante. Faço da condição de estudante meu percurso profissional tanto na docência como na pesquisa. Sou professora desde 1986, quando conclui magistério. Graduei-me em Letras e em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul, fiz pós-graduação na PUCRS e UCS e pós-doutorado na UFMG e no ICS, na Universidade de Lisboa. Sou uma pesquisadora UCS e CNPq que tem na leitura, na literatura, na infância os seus encantos. Atuei em diferentes instâncias em programas do livro do Governo Federal, como membro de comissão técnica, coordenação pedagógica, coordenação adjunta e avaliadora.

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale - Feevale, Novo Hamburgo/RS, Brasil

Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996) pela Unisinos, em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana (2021) e em Mentoria docente (2023) pela Universidade Feevale; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. É Líder go grupo de Pesquisa LLETIS- Leitura, Letramentos, Tecnologias e Inclusão Social e integra o grupo de pesquisa Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar, autismo e variação linguística e ensino.https://orcid.org/0000-0003-0658-5508

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Publicado

02.12.2024

Como Citar

Volmer, L., Brocchetto Ramos, F., & Lorenz Martins, R. (2024). ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO NARRADOR COM VISTAS À MEDIAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1553. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1553

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