A ARTE COMO ESTRATÉGIA PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E DO SENSO CRÍTICO NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1397

Palavras-chave:

Arte, Universidade, Educação

Resumo

 A ARTE COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER A AUTONOMIA E O SENSO CRÍTICO NA UNIVERSIDADE 

Resumo: Parte-se da ideia de que a arte pode ser utilizada no desenvolvimento da autonomia e do senso crítico do estudante universitário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica articulando educadores como: Paulo Freire, Susan O’Neill e Augusto Boal com o contexto da arte na educação das universidades. No levantamento realizado pouco se evidenciou a utilização da arte na educação, principalmente quando se pensa no ensino superior. A pesquisa também serviu como base para produção de um fanzine que trouxe um compilado de sugestões de atividades artísticas possíveis para auxiliar no processo de ensino nas universidades. 

Biografia do Autor

Lucia Nayara Frota Menezes, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza/CE, Brasil

Psicóloga (CRP 11/10518). Mestre em Psicologia e Políticas Públicas, ênfase em Educação (UFC/Sobral). Gestalt-terapeuta com experiência clínica a 8 anos, com Adultos e Casais a partir da linha da Gestalt-Terapia. Supervisora clínica. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoa (Estácio de Sá), tendo atuado na área organizacional (recrutamento, seleção, avaliação e treinamento). Docente do curso de Psicologia da Faculdade Ibiapaba (FACIBI)

Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza/CE, Brasil

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000) , Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), desfrutou de bolsa PDEE na Université du Quebec à Montréal durante o ano de 2005 e concluiu o Doutorado em Filosofia na UFMG (2007). É professora da UFC/Sobral desde 2007, sendo responsável pelo setor de estudos Filosofia Geral. Faz parte do quadro docente do Mestrado Profissional em Artes (UFC) e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (UFC). Ministra diversas disciplinas vinculadas à filosofia nos cursos de graduação em Psicologia, Música, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, além de colaborar com o curso de licenciatura indígena da UFC (KUABA). Coordena dois projetos de extensão nos quais filosofia e arte são associadas em vistas do desenvolvimento da sensibilidade e da criticidade dos beneficiados. Suas pesquisas atuais situam-se nas interfaces entre filosofia, educação e arte. Por sua aproximação com esses temas foi aceita como Professora Visitante da Simon Fraser University (SFU) em Vancouver/Canadá pelo período de agosto de 2014 à agosto de 2015. Coordenou a pesquisa binacional (Brasil-Canadá) e compôs a equipe de outras investigações em parceria com pesquisadores canadenses de diferentes províncias. É membra dos grupos de pesquisa: PESQUISAMUS (Brasil) e faz parte do núcleo de sustentação do GT Hobbes da ANPOF. Atualmente, é vice-diretora da UFC/Campus Sobral (outubro 2023 a outubro de 2027).

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Publicado

16.09.2024

Como Citar

Frota Menezes, L. N., & Sousa Ferreira Gomes, R. H. (2024). A ARTE COMO ESTRATÉGIA PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E DO SENSO CRÍTICO NA UNIVERSIDADE . Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1397. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1397

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