A ARTE COMO ESTRATÉGIA PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E DO SENSO CRÍTICO NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1397

Palavras-chave:

Arte, Universidade, Educação

Resumo

 A ARTE COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER A AUTONOMIA E O SENSO CRÍTICO NA UNIVERSIDADE 

Resumo: Parte-se da ideia de que a arte pode ser utilizada no desenvolvimento da autonomia e do senso crítico do estudante universitário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica articulando educadores como: Paulo Freire, Susan O’Neill e Augusto Boal com o contexto da arte na educação das universidades. No levantamento realizado pouco se evidenciou a utilização da arte na educação, principalmente quando se pensa no ensino superior. A pesquisa também serviu como base para produção de um fanzine que trouxe um compilado de sugestões de atividades artísticas possíveis para auxiliar no processo de ensino nas universidades. 

Biografia do Autor

Lucia Nayara Frota Menezes, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza/CE, Brasil

Psicóloga (CRP 11/10518). Mestre em Psicologia e Políticas Públicas, ênfase em Educação (UFC/Sobral). Gestalt-terapeuta com experiência clínica a 8 anos, com Adultos e Casais a partir da linha da Gestalt-Terapia. Supervisora clínica. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoa (Estácio de Sá), tendo atuado na área organizacional (recrutamento, seleção, avaliação e treinamento). Docente do curso de Psicologia da Faculdade Ibiapaba (FACIBI)

Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza/CE, Brasil

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000) , Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), desfrutou de bolsa PDEE na Université du Quebec à Montréal durante o ano de 2005 e concluiu o Doutorado em Filosofia na UFMG (2007). É professora da UFC/Sobral desde 2007, sendo responsável pelo setor de estudos Filosofia Geral. Faz parte do quadro docente do Mestrado Profissional em Artes (UFC) e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (UFC). Ministra diversas disciplinas vinculadas à filosofia nos cursos de graduação em Psicologia, Música, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, além de colaborar com o curso de licenciatura indígena da UFC (KUABA). Coordena dois projetos de extensão nos quais filosofia e arte são associadas em vistas do desenvolvimento da sensibilidade e da criticidade dos beneficiados. Suas pesquisas atuais situam-se nas interfaces entre filosofia, educação e arte. Por sua aproximação com esses temas foi aceita como Professora Visitante da Simon Fraser University (SFU) em Vancouver/Canadá pelo período de agosto de 2014 à agosto de 2015. Coordenou a pesquisa binacional (Brasil-Canadá) e compôs a equipe de outras investigações em parceria com pesquisadores canadenses de diferentes províncias. É membra dos grupos de pesquisa: PESQUISAMUS (Brasil) e faz parte do núcleo de sustentação do GT Hobbes da ANPOF. Atualmente, é vice-diretora da UFC/Campus Sobral (outubro 2023 a outubro de 2027).

Referências

ALVIM, M. B. et al. Laboratório Sensorial: uma proposta de ativação do corpo. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], 2019; v.23. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/bNWcDSSsd7Lg4VJ9ZBgZvbR/> Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180367

AMORIM, V. M. DE.; CASTANHO, M. E. Por uma educação na formação universitária de docentes. Educação & Sociedade, v. 29, n. Educ. Soc., 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/6xKcWL9TkVZXWZwsYr8ykRn/#>. Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400011

BERKENBROC - ROSITO, M. M. SOUZA, J. P. P.; SOUZA, S. B. “Quilt”, aesthetic experience and autobiographical narrative: future teachers and the art of listening. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2021, v. 29, n. 113. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/grRsbzvHDxGZTRYNss8cCVp/>. Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902907

BOAL, A. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BOTTON, A. de; ARMSTRONG, J. Arte como terapia. Trad. de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

COLI, J. O que é a Arte? Coleção Primeiros Passos Nº 46, 15ª ed., Editora Brasiliense, São Paulo-SP, 1995

DUARTE JR., J. F. Por que arte-educação? Campinas SP: Papirus, 1991

______. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. 233 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253464>. Acesso em: 12 janeiro de 2022.

FINOCCHIARO, L.; IMBRIZI, J. M. Oficinas de arte e a formação em saúde: uma experiência no laboratório de sensibilidades da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Baixada Santista. Psicol. rev., Belo Horizonte , v. 23, n. 1, p. 274-291, 2017 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682017000100016>. Acesso em: 28 de janeiro de 2022. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p274-291

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor; tradução Adriana Lopes; revisão técnica Lólio Lourenço de Oliveira. 4. Ed. São Paulo: Paz e terra, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

GONDIM, J. P.; FERNANDES, . M. D.. Interrogações sobre políticas de formação e ensino de arte nos currículos dos cursos de pedagogia. Educação e Pesquisa, v. 37, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/4NDcvnfL3YNWqVvCm5WR6FN/>. Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000300004

GUZZO, M. et al. Diário dos Diários: o cotidiano da escrita sensível na formação compartilhada em saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/JMnpxJm6jjX3DbcgxWhHqBJ/>. Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.170705

INFORSATO, E. A. et al. Deslizamentos entre a arte e a clínica na formação em Terapia Ocupacional. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], v. 25, 2021, Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/S3wRHq6jBK6N9Dk8KjYRznp/#:~:text=A%20equipe%20do%20Laborat%C3%B3rio%20de%20Estudos%20e%20Pesquisa,da%20experi%C3%AAncia%20sens%C3%ADvel%20e%20da%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20conhecimento.>. Acesso em 28 Janeiro de 2023

JACKSON, N. J. Lifewide Learning, Education & Personal Development e-book CHAPTER A5 The Concept of Learning Ecologies. 2013. Disponível em: <http://www.lifewideebook.co.uk/uploads/1/0/8/4/10842717/chapter_a5.pdf> Acesso em: 10 de janeiro de 2022.

KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo. 2001, v. 6, n. 1, pp. 17-27. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pe/a/NTNFsBzXts5GHp4Zk8sBbyF/abstract/?lang=pt#>. Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722001000100003

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. (Coleção: Experiência e Sentido). Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MARTINEZ PUENTE, L. Y. La inducción al trabajo interdisciplinario a partir de la imagen en el arte y la literatura como herramienta para propiciar la problematización de la transdisciplinariedad. RIDE. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ, Guadalajara, v. 11, n. 22, e058, jun. 2021. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672021000100158&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 31 agosto 2023. DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v11i22.925

MORAES, A. C.; OLIVEIRA, G. T. L.; RIBEIRO, L. T. F. Saberes artísticos permeando a formação de pedagogos e seu Eco nas Escolas. Revista Portuguesa de Educação, v. 34, n. 1, 2021. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18841>. Acesso em: 28 de Janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.18841

O'NEILL, S. A. Becoming a music learner: Toward A Theory of Transformative Music Engagement. (p. 163 – 186). In: MCPHERSON, G.E. & WELCH, G.F. (Ed.).94 The Oxford Handbook of music education. Vol. I. Oxford: Oxford University Press, 2012. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199730810.013.0010_update_001

ROSEVICS, L.; AGUIAR, D. A.; BORGES, C. R. ProCura - a arte da vida: um projeto pela humanização na saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 38, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/VJDq6HywMjV7zW4nsSnHqvR/#>. Acesso em 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400010

SALVI, L. R. B. O sujeito autônomo em Freire: contribuições à educação infantil. – 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Chapecó, SC, 2018. Disponível em: <https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2269/1/SALVI.pdf>. Acesso em 28 de janeiro de 2023.

TARAZONA, J. V. R.; SANCHEZ, A. E. R. Genealogía del pensamiento creativo y su necesidad en la realidad universitaria. Sophia, Armênia, 2022, v. 15, n. 2, p. 79-97, Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-89322019000200079&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.18634/sophiaj.15v.2i.946

TÁVORA, L. G. F. Antibiótico e Arte: uma Proposta Inovadora em Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbem/a/dnttjzGnTcrDGH5QRLybRpM/#>. Acesso em: 28 de janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190191

TREZZA, M. C. S. F.; SANTOS, R. M. dos; SANTOS, J. M. dos. Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída no cotidiano da enfermagem: um relato de experiência. Texto & Contexto - Enfermagem [online]. 2007, v. 16, n. 2, pp. 326-334. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tce/a/QhrnN4Ndc9XGyHtYQfHPK3J/>. Acesso 28 janeiro 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072007000200017

VIEIRA, V. M. de O. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional [online], 2002, v. 6, pp. 149-153. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pee/a/9TFSpL6r85RKPcXy7qKN5dD/#:~:text=O%20portf%C3%B3lio%20%C3%A9%20um%20elemento%20de%20auto-reflex%C3%A3o%20e,aprendem%20melhor%20e%20de%20uma%20forma%20mais%20integral>. Acesso em 28 de janeiro de 2023.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. Imaginação e Criatividade na Infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Downloads

Publicado

16.09.2024

Como Citar

Frota Menezes, L. N., & Sousa Ferreira Gomes, R. H. (2024). A ARTE COMO ESTRATÉGIA PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E DO SENSO CRÍTICO NA UNIVERSIDADE . Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1397. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1397

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.