A PBA E A PEBA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1288Palavras-chave:
Pesquisa. Formação. Artes Visuais.Resumo
Este artigo objetiva analisar as metodologias da Pesquisa Baseada em Arte (PBA), e a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), e como elas se apresentam como alternativas ao pensamento linear e prescritivo tradicionalmente utilizado em ambientes acadêmicos. Propõe como lócus de investigação, os estudos realizados pelos autores em um grupo de pesquisa e como professores da disciplina de Arte e Pesquisa em um curso de graduação em Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura). O estudo evidencia ainda a contribuição de Silvio Zamboni para a pesquisa em arte no Brasil e a importância das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Artes Visuais enquanto marco de inserção da pesquisa nesta formação. Questiona-se como integrar a subjetividade e a criatividade da arte na pesquisa científica e como as metodologias da PBA e PEBA podem expandir as possibilidades de criação e práticas pedagógicas nas artes visuais. Os resultados apontam para a necessidade da formação em Artes Visuais integrar a abordagem reflexiva da pesquisa com as questões subjetivas do fazer artístico, considerando o impacto desses processos nos processos formativos.
Referências
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Artes Visuais. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2009/rces001_09.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023
BOURRIAUD, N. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009.
DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em Artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2013. 244 p.
FERREIRA DIAS MARTINS, M. C. Rita Irwin: a a/r/tografia e a potência de encontros educativos como práticas artísticas. Revista Trama Interdisciplinar, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 17-28, 2022. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15338. Acesso em: 3 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.5935/2177-5672/trama.v13n2p17-28
IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2013. 244 p.
JAGODZINSKI, J., WALLIN, J.Arts-based research: a critique and a proposal. Rotterdam: Sense Publishers, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-6209-185-6
HERNÁNDEZ, F. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, B., IRWIN, R.L (orgs.) Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria, RS: UFSM, 2013a.p. 39-61.
HERNÁNDEZ, F. Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura visual. In: MARTINS, R., TOURINHO, I.(orgs.). Processos & práticas de pesquisa em cultura visual & educação. Santa Maria: UFSM, 2013b. p. 77-95.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Experimentar outros modos de habitar a escola: arte e filosofia na pesquisa em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, 2018. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180031
MARTINS, R., TOURINHO, I.(orgs.). Processos e práticas em pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria, RS: UFSM, 2013. DOI: https://doi.org/10.32379/9786557160176
VÍADEL, R.M. Las investigaciones en educación artística y las metodologías artísticas de investigación en educación: temas, tendencias y miradas. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 271-285, set./dez. 2011.
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 4ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo Feldhaus, Aurélia Regina de Souza Honorato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.