PERIGO EM ALTO MAR

REFLEXÕES ACERCA DO TEMPO DA AULA DE ARTE/TEATRO, DA ESCOLA E DA VIDA DE TODOS OS DIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1283

Palavras-chave:

Experiência, Teatro e Escola, Pedagogia do Teatro

Resumo

Este artigo reflete de forma ensaística sobre a questão do tempo na/da educação escolar, mais especificamente, através do olhar da aula de Arte/Teatro. Para isso, o autor discute sobre algumas temporalidades, como: o esgotamento do tempo na vida cotidiana – que parece sempre estar correndo e não sendo capaz de deixar marcas nos sujeitos, o tempo da escola – que frequentemente é influenciado pela lógica do mercado, distanciando-se de um tempo liberto das obrigações produtivas, e um tempo concebido pelo ensino de Teatro no espaço escolar – que, em sua visão, possui potencialidade para criar uma outra lógica de tempo na sala de aula. Com isso, o texto se questiona sobre a instauração de uma zona temporal de perigo suscitada ao se investir em ações escolares na aula de Arte/Teatro por meio da tentativa de aproximação de um tempo da experiência, de um tempo aión. A partir da defesa da aula de Teatro na escola como um espaço-tempo inútil e perigoso, o autor embasa sua argumentação em referências como Larrosa (2016, 2018), Krenak (2020), Kohan (2020), Masschelein e Simons (2021), Pavis (2008) e Rancière (2022) e nas literaturas de Lee (2018) e Nogués (2020).

Biografia do Autor

Túlio Fernandes Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, SC/Brasil

Mestrando em Artes Cênicas do PPGAC/UDESC, vinculado a linha de pesquisa Pedagogia das Artes Cênicas. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) É professor de teatro, produtor cultural, pesquisador e ator. Desenvolve pesquisa na área de Teatro na Escola. Foi professor temporário da Rede Estadual de Ensino de SC no município de Tubarão/SC. Foi educador social de Teatro na Associação de Atendimento a Criança e ao Adolescente (Combemtu) em Tubarão/SC. Dentro do percurso formativo da graduação em teatro, foi bolsista de iniciação científica do projeto Leitura e Teatralidade: literatura juvenil e escola, coordenado pela Profa. Dra. Heloise Baurich Vidor e do projeto Teatro e Prisão: práticas de infiltração das artes cênicas em espaços de vigilância, coordenado pelo Prof. Dr. Vicente Concilio e também foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi ator da companhia de teatro Devá-jù no espetáculo Adolescer em Porto Alegre/RS. Foi ator, produtor e co-diretor da companhia de teatro Encena Dehon de Tubarão/SC. Tem experiência na área de Artes Cênicas/Teatro, com ênfase na Pedagogia das Artes Cênicas e no ensino do teatro.

Referências

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Publicado

04.12.2023

Como Citar

Fernandes Silveira, T. (2023). PERIGO EM ALTO MAR: REFLEXÕES ACERCA DO TEMPO DA AULA DE ARTE/TEATRO, DA ESCOLA E DA VIDA DE TODOS OS DIAS. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1283. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1283

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